Seguro-desemprego web, cursos de qualificação e oportunidades de emprego! Conheça o Emprega Brasil.

    1006 630 Claudia Lolita
    • 0
    Novidades na área!

    Agora o seguro desemprego poderá ter o cadastramento realizado pela internet.

    Novidades na área

    O Ministério do Trabalho liberou na última quarta-feira (21), a última versão do seu portal “Emprega Brasil”, que trouxe muitas mudanças, entre elas a disponibilidade de realizar o preenchimento cadastral do Seguro-desemprego pela internet.

    Antigamente para realizar esse cadastro, primeiramente o trabalhador teria que agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine, preencher o formulário e entregar a documentação (processo que na melhor das hipóteses levaria 15 minutos para ocorrer) e então começar a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.

    Com essa mudança o trabalhador poderá fazer o pedido imediatamente pelo portal, onde irá preencher o formulário e a partir de então começar a contar o prazo de 30 dias para receber o benefício.
    Lembrando que o trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência do Sine pessoalmente (procedimento necessário para evitar fraudes), porém o atendimento deverá ser muito mais rápido já que a parte mais demorada dos atendimentos presenciais é o preenchimento cadastral.

    Então, como eu faço o meu cadastro?

     

    Interface do portal "Emprega Brasil".

    Interface do portal “Emprega Brasil”.

     

    • Como o processo será realizado pelo portal do Emprega Brasil, a primeira coisa que o trabalhador precisa fazer é se cadastrar no site através do link: https://empregabrasil.mte.gov.br/.
    • Ao entrar no site clique no menu “Cadastrar” (que fica abaixo da barra de pesquisa do site) e então abrirá a tela do cidadão.br, onde serão solicitados dados pessoais como CPF, data de nascimento, nome da mãe, etc. Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) e caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Após acertar pelos menos quatro das cinco perguntas, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
    • Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos Serviços do Emprega Brasil, onde dentre várias outras estará a opção “Solicitar Seguro-desemprego”.
    • Será necessário preencher o cadastro (citado anteriormente) com informações pessoais e profissionais, assim como o que era preenchido anteriormente nos postos do Sine. Após realizar o cadastro, o sistema analisará seu perfil e te direcionará automaticamente para as páginas seguintes, que te relacionarão a vagas de emprego e a cursos de qualificação disponíveis.
    • Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do Seguro-desemprego.
      Feito isso, é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer somente 30 dias após o preenchimento do cadastro pela internet.

    Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, o passo a passo explicativo de como solicitar o benefício Seguro-desemprego pela internet encontra-se disponível clicando aqui.

    AUTOR

    Claudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Claudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    vinte − dezoito =

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link
    WhatsApp chat