Mulheres Superam Homens na Criação de Novas Empresas

    580 388 Cláudia Lolita

    As mulheres brasileiras estão à frente dos homens na criação de novos negócios. No entanto, quando se trata de empresas estabelecidas, elas mostram presença menor que a do sexo masculino. A informação é da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor de 2016 , coordenado no Brasil pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade.

    De acordo com o estudo, em 2016, a taxa de empreendedorismo entre aqueles com um negócio com até três anos e meio de existência foi de 15,4% entre as mulheres e 12,6% entre os homens. A taxa de empreendedores estabelecidos, ou seja, que possuem negócios por mais de três anos e meio, ficou em 19,6% entre os homens e 14,3% entre as mulheres.

    A pesquisa também mostrou que as mulheres empreendem por necessidade com mais frequentemente do que os homens. No grupo feminino, 48% disseram que foram obrigadas a empreender por necessidade. No homem, esta percentagem foi de 37%.

    Guillermo Domingos, presidente do Sebrae,  disse que, em tempos de crise, o empreendedorismo é uma alternativa de vários brasileiros que perderam seus empregos ou estão à procura de renda extra. Para as mulheres, observa que a solução pode ser mais viável do que um emprego com horário rígido, já que muitos delas têm que, para além da sua prática profissional, fazer tarefas domésticas.

    Marcelo Minutti, professor de empreendedorismo e inovação na Faculdade de Economia e Finanças Ibmec, vê como positiva a presença feminina maior em novos negócios. Ele acredita que este é um resultado do empoderamento das mulheres e , com o tempo, também irá aumentar o número das que estão levando as empresas mais duradouras.

    Fonte: Agência Brasil

     

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    17 − treze =

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigato!
    close-link
    WhatsApp chat