Principal função da contabilidade

    1080 608 Cláudia Lolita
    • 0

    Principal função da contabilidade

    Dando continuidade aos vídeos para os alunos da faculdade, hoje nós vamos falar sobre principal função da contabilidade. Hoje em dia, a principal função da contabilidade é gerar informações confiáveis para que a tomada de decisão, relativas ao patrimônio, sejam mais assertiva e dotadas de credibilidade. Em um mercado cada vez mais competitivo é imprescindível que proprietários de empresa, administradores, diretores e gerentes sejam bem informados sobre os resultados do seu negócio.

    Qual é o retorno do Capital investido? Como está o seu fluxo de caixa? Qual é a eficiência da utilização dos recursos e  eficácia das medidas tomadas, entre outras informações? É muito importante que você saiba isso!

    Abrangência da Contabilidade

    Abrangência-da-Contabilidade

    Abrangência da Contabilidade

    A contabilidade abrange, de uma forma muito ampla

    • as relações das empresas com seus clientes, com seus fornecedores de bens e serviços;
    • investidores:
    • instituições financeiras:
    • sindicatos;
    • governos e vários outros segmentos.

    Cada uma dessas entidades, em relação as informações contábeis, tem suas necessidades específicas. Investidores, por exemplo, precisam saber, claramente, qual é o retorno do seu investimento. O governo, por  sua vez, precisa verificar se as empresas estão cumprindo com suas obrigações com o fisco.

    Demonstrativos e relatórios legais e gerenciaisDemonstrativos e relatórios legais e gerenciais

    Demonstrativos e relatórios legais e gerenciais

    Demonstrativos e relatórios legais e gerenciais

    Atualmente, a contabilidade tem influência direta nas decisões que são tomadas, da maneira como os negócios são conduzidos e na permanência e evolução dos negócios no mercado. Em termos práticos, as informações contábeis são transformadas em demonstrativos e relatórios legais e gerenciais, como por exemplo:

    • balanço patrimonial;
    • demonstração de prejuízos acumulados;
    • demonstração do resultado do exercício;
    • demonstração de origem;
    • aplicação de recursos;
    • balancete de verificação;
    • movimentação de caixa;
    • banco;
    • demonstração de fluxo de caixa projetado;
    • relação de custos e ponto de equilíbrio;
    • e entre muitos outros.

    Através desses relatórios é possível atuar na gestão da empresa de forma mais eficaz e tomar decisões fundamentadas em informações claras e objetivas.

    Ao contrário do que muita gente pensa, a contabilidade não envolve apenas uma obrigação legal, que acaba acarretando o pagamento de impostos ao governo. Nesse sentido, cada vez mais as empresas têm utilizado a contabilidade a seu favor, para melhorar os seus processos gerenciais. No dia a dia dos empresários, a contabilidade permite maior controle financeiro e econômico da empresa. Facilita as linhas de crédito, possibilita a distribuição de lucros como alternativa de diminuição de carga tributária da pessoa física, por exemplo. Serve de base para apuração dos lucros tributáveis e possibilidade da compensação dos prejuízos fiscais acumulados. Pode ser utilizado como prova em ações trabalhistas e outras ações judiciais. Entre muitos outros benefícios.

    A contabilidade, de fato, deixou de  enfatizar  apenas o controle de bens, direitos  e obrigações e passou a desempenhar um importante papel nas organizações.

    Influencias da Contabilidade

    Influencias da Contabilidade

    Influencias da Contabilidade

    Atualmente, uma boa contabilidade é capaz de influenciar diretamente nos processos. Nas tomadas de decisão e no crescimento das empresas no mercado, a contabilidade está se fazendo cada vez mais presente, por isso, hoje, ela é muito importante.

    Se você gostou desse artigo e vídeo, deixa o seu like e inscreva-se em nosso canal no youtube.

    No próximo vídeo, vou falar sobre “Usuários da Contabilidade”.

    Obrigada e até lá!

    Att. Cláudia Lolita, diretora da CLAC Contabilidade.

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    treze − dois =

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigato!
    close-link
    WhatsApp chat