WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento ao vivo
Olá! Vamos falar sobre a sua necessidade?

    Qual é a Diferença entre Condomínio Residencial e Associação de Moradores?

    1080 608 Cláudia Lolita
    • 0

    Qual é a Diferença entre Condomínio Residencial e Associação de Moradores?

    Uma das principais dúvidas que algumas pessoas tem é : Qual a diferença entre condomínio residencial e associação de moradores?
    Nossa resposta é muito simples: não há na legislação, de forma expressa, que o condomínio deva ter uma empresa contábil responsável, ate agora. Existem projetos de lei, para esta mudança, em andamento, mas nada ainda aprovado.

    Todavia, a administração condominial é obrigada por lei a realizar a prestação de contas para todos os condôminos, conforme previsto no Código Civil brasileiro. O síndico é o único responsável pela prestação de contas aos condôminos, mesmo nos casos em que a administração do condomínio seja terceirizada.
    Por não ter a obrigatoriedade legal, isso faz com que em muitos casos sejam elaborados demonstrativos inadequados para a prestação de contas, pelo fato dos mesmos não cumprirem com o seu principal papel: quer seja, permitir aos condôminos conhecerem a real situação:

    • patrimonial;
    • econômica;
    • fiscal;
    • financeira do condomínio.
    Condominio

    Condomínio

    Porem, quando o condomínio opta por ter uma gestão contábil, esta deve obedecer às normas e princípios contábeis que se aplicam a todas as demais entidades sem fins lucrativos e ainda, deve ser observado as regras trabalhistas para seus funcionários. Pois a legislação trabalhista no Brasil é complexa e detalhista.

    Importância da empresa contábil para o seu condomínio

    Então porque se não há obrigatoriedade o condomínio faria a opção por ter contabilidade?
    Essa resposta também é muito simples. Tendo em vista a responsabilidade atribuída pelo Novo Código Civil aos síndicos, é prudente e recomendado que todo condomínio esteja seguro através da contratação de uma empresa de gestão contábil especializada, pois estas empresas tem equipes especializadas, voltadas para gestão segura e dentro das normas e lei do seu condomínio.

    Qual é a Diferença entre Condomínio Residencial e Associação de Moradores? 1

    Associação De Moradores

    Por meio da escrituração contábil regular, toda a documentação que envolva as operações realizadas pelo condomínio serão exigidas e checadas pela Contabilidade, sendo possível assim diminuirmos de forma considerável os riscos de erros e fraudes nos condomínios que envolvam, por exemplo:

    • a falta de pagamento de boletos de fornecedores;
    • ausência de recolhimento de guias de tributos;
    • pagamentos em duplicidades e etc.

    Os condomínios que contratam uma empresa de contabilidade, além de se tornarem mais organizados do ponto de vista patrimonial, econômico e financeiro, trazem mais segurança e confiabilidade a todos os envolvidos.

    Além disso, aqui na CLAC Contabilidade, nós confeccionamos balancetes que apresentam de forma clara e simples a situação financeira do condomínio.
    Agende uma visita conosco. Você vai se surpreender.

    Última Atualização em:

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link