WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento ao vivo
Olá! Vamos falar sobre a sua necessidade?

    Que Tipos De Rendimentos Um Sócio Pode Ter?

    690 388 Cláudia Lolita
    • 0

     

    Mas afinal, Quais são esses Tipos de rendimento do sócio?
    Existem três fontes de rendas que um sócio pode retirar da empresa: Pró-labore, Lucros e Dividendos e Alugueis. Vamos ver cada um, a seguir.

    Que tipos de Rendimentos um sócio pode ter?

    Hoje vou falar de uma duvida que é muito comum entre os sócios de empresas, principalmente entre micro e pequenas empresas.
    Eu sou Claudia Lolita CEO DA CLAC CONTABILIDADE, uma empresa de 24 anos no mercado contábil.
    Fiz um vídeo outro dia sobre a confusão patrimonial que é misturar as contas pessoais com as contas da empresa. Desta forma vi a necessidade de falar também , de como afinal, um sócio pode ser renumerado pela sua própria empresa.? Afinal o sócio é o dono da empresa, mas a empresa é um organismo vivo, que tem vida própria, certo?

    Mas afinal, Quais são esses Tipos de rendimento do sócio?

    Será que consegui convencer que é um péssimo negócio essa confusão de contas? Se sim, a sua dúvida agora deve ser: “Ok, mas o que eu recebo como sócio?”
    Existem três fontes de rendas que um sócio pode retirar da empresa: Pró-labore, Lucros e Dividendos e Alugueis. Vamos ver cada um.

    • Pró-Labore: Se você tem em sua empresa uma fonte de trabalho e renda, o pró-labore é o rendimento sobre o trabalho do sócio. Ele deve ser definido de acordo com a capacidade da empresa e do valor que os sócios esperam receber pelo trabalho. Eu tenho um vídeo só sobre pró-labore, confere no nosso canal;
    • Lucro e Dividendos: As sobras da empresa, após todos os custos e despesas (incluindo o pró-labore) são os lucros de seu negócio. Eles podem ser distribuídos entre os sócios, e a boa notícia é que não se desconta IR ou paga-se INSS para isso;
    • Alugueis: Isso mesmo, os sócios de uma empresa podem receber alugueis. Pense em uma situação, um sócio de uma empresa de transporte que colocou o seu caminhão próprio para ser utilizado na empresa. Esse caminhão é pessoal, e para evitar a própria mistura e problemas com isso, pode se firmado um contrato de aluguel. Mas atenção, pois neste caso, existe IR neste caso;

    Ponto Fundamental:

    Defina previamente os rendimentos entre os sócios. Um ponto fundamental disto tudo é fazer um acordo inicial entre os sócios sobre a retirada. Esse é um dos principais problemas de uma sociedade, principalmente quando há sócios que atuam trabalhando e outros que são investidores.

    Em algumas situações, os sócios discordam sobre o que é justo ou não sobre as retiradas. O ideal é que antes de iniciar o negócio, se defina o que cada sócio receberá pelo seu trabalho e como se dará a divisão de lucros. Isso evitará muitos problemas.
    Então empreendedores, entenderam direitinho quais são as formas legais de você ser renumerado pela sua própria empresa?

    E contem comigo, pois, se depender de mim, você a cada dia vai estar cada vez mais informado e preparado para a gestão do seu negocio de sucesso, marca uma visita com a gente na CLAC CONTABILIDADE , onde pode tirar todas as suas duvidas.
    E a gente fica por aqui, um grande abraço

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link