8 passos para montar um minimercado de sucesso

Bom, o varejo de alimentos brasileiro está passando por mudanças e o empreendedor brasileiro pode aproveitar o embalo. O perfil do consumidor brasileiro mudou muito nos últimos anos. E isso não foi diferente no varejo de alimentos. Segundo o Sebrae-SP, grande parte das famílias deixou de fazer as tradicionais “compras de mês” nos hipermercados para atender às necessidades do dia a dia com aquisições menores, em mercados de bairro. 

Esse fenômeno tem gerado empregos e afetado diretamente setores como a indústria e o agronegócio. De olho nesta tendência, gente, só para exemplificar, a Feira do Empreendedor que aconteceu em São Paulo, estruturou certa vez um minimercado-modelo, espaço exclusivo para quem estava pensando em investir no setor.

Por isso é muito importante que sempre que você puder participe de eventos, feiras, seminários, curso que possam lhe trazer tendências novas, experiências novas, para contribuir com o crescimento do seu negócio.

Empresários do setor, vamos às dicas e quais são os passos a serem dados para quem está considerando abrir um minimercado. 

Mas antes, não deixe de acessar nosso canal no YouTube! Lá postamos semanalmente dicas, soluções e respondemos as principais dúvidas e respostas para quem é empresário.

   1. Localização

A escolha da localização, gente, é a decisão mais importante para o dono de um minimercado. A partir dessa definição, o empreendedor vai estabelecer toda a sua estratégia, estruturando o modelo de negócio e o mix de produtos, baseado no público-alvo da região. Se o seu negócio estiver em um bairro com maior poder aquisitivo, você deve buscar atender esse público. O mesmo serve se estiver em uma região com menor poder de compra.

   2. Atendimento personalizado

Não é fácil se destacar em relação às grandes redes. De acordo com experiências encontradas aqui na empresa, dificilmente um minimercado consegue atrair os clientes por conta do valor dos seus produtos. 

O setor cresce pela personalização do atendimento, pelo portfólio e pela conveniência. Por isso o empreendedor deve incentivar seus funcionários a tratar os consumidores de maneira personalizada.

3. Relacionamento com a comunidade local

Uma boa relação com moradores e populares da sua região garante que eles possam confiar no seu negócio.

A escolha da localização define toda a estratégia do negócio. Dentro disso, é importante manter uma relação boa e próxima com a comunidade da região onde o seu minimercado está localizado.

Promova ações que aproximem você dos seus possíveis clientes são altamente recomendadas, porque passam uma imagem positiva da empresa. 

Um bom exemplo de tática e você convidar uma escola da região para conhecer o seu negócio e mostrar como funcionam os processos dentro da sua empresa.

  1. Planejamento visual

O planejamento visual de um minimercado deve ser muito bem feito. É muito importante para quem trabalha neste setor. Gente, é de extrema importância que haja comunicação entre a escolha da fachada, do logotipo e das cores, por exemplo. 

Também entra no planejamento visual a disposição da loja, que deve seguir uma linha conforme as suas características. Se você vende somente comidas típicas de uma região, o visual deve estar relacionado ao local de origem dos seus produtos, entendeu?

  1. Limpeza e conservação

    Lidar com alimentação é lidar com saúde dos seus clientes e consumidores, por isso, mantenha sempre o seu mercado limpo e organizado.

Gente, é essencial para qualquer estabelecimento relacionado à alimentação, o cuidado com a limpeza deve ser muito prezados pelo empreendedor. Não basta ter uma equipe de limpeza eficiente, ela também deve tomar cuidado para não atrapalhar o fluxo na loja. O percurso realizado pelo cliente no mercado não pode ter empecilhos, nem deve fazer com que ele se sinta não tão importante para você.

  1. Capacitação de funcionários

Uma das principais características dos minimercados é que normalmente são estabelecimentos com poucos funcionários. É exatamente por isso que o empreendedor deve primar pela capacitação da equipe. Empresários do setor: é fundamental investir nesses funcionários para que você tenha um time empenhado em fazer o negócio dar certo. Funcionários motivados encantam clientes.

  1. Atenção às novas tecnologias

Estar atento às inovações tecnológicas pode fazer toda a diferença para o empreendedor. Há tecnologias disponíveis no mercado que já facilitam a vida do empresário, capazes de melhorar a transição de dados do fluxo de caixa, estoque e inventário, além das etiquetas eletrônicas, que agilizam processos e aumentam a produtividade dos funcionários. Outro fator a que o empresário deve ficar atento é em relação às redes sociais. Gente, há uma geração nova muito ligada às mídias sociais. Estar presente nelas pode ser uma forma de atingir esse público e isso pode uma grande sacada de diferencial.

E por último, não poderia faltar:

8.Tenha uma contabilidade com expertise no seu negócio.

Por isso, é extremamente importante que você tenha uma contabilidade parceira, com domínio no negócio que você desenvolve. Uma contabilidade com experiência é aquela que entende do seu ramo, entende das características dos seus produtos e operações, pode te propor um planejamento tributário, para que você não pague mais impostos do que deveria, e que você economize dinheiro utilizando a lei corretamente.

Bom gente, eu fico por aqui, com a esperança que possa ter ajudado no início para que você tenha um negócio de sucesso! E se precisa de uma ajuda, clique no link para falar diretamente com a nossa equipe!

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