Bom, o varejo de alimentos brasileiro está passando por mudanças e o empreendedor brasileiro pode aproveitar o embalo. O perfil do consumidor brasileiro mudou muito nos últimos anos. E isso não foi diferente no varejo de alimentos. Segundo o Sebrae-SP, grande parte das famílias deixou de fazer as tradicionais “compras de mês” nos hipermercados para atender às necessidades do dia a dia com aquisições menores, em mercados de bairro.
Esse fenômeno tem gerado empregos e afetado diretamente setores como a indústria e o agronegócio. De olho nesta tendência, gente, só para exemplificar, a Feira do Empreendedor que aconteceu em São Paulo, estruturou certa vez um minimercado-modelo, espaço exclusivo para quem estava pensando em investir no setor.
Por isso é muito importante que sempre que você puder participe de eventos, feiras, seminários, curso que possam lhe trazer tendências novas, experiências novas, para contribuir com o crescimento do seu negócio.
Empresários do setor, vamos às dicas e quais são os passos a serem dados para quem está considerando abrir um minimercado.
Mas antes, não deixe de acessar nosso canal no YouTube! Lá postamos semanalmente dicas, soluções e respondemos as principais dúvidas e respostas para quem é empresário.
1. Localização
A escolha da localização, gente, é a decisão mais importante para o dono de um minimercado. A partir dessa definição, o empreendedor vai estabelecer toda a sua estratégia, estruturando o modelo de negócio e o mix de produtos, baseado no público-alvo da região. Se o seu negócio estiver em um bairro com maior poder aquisitivo, você deve buscar atender esse público. O mesmo serve se estiver em uma região com menor poder de compra.
2. Atendimento personalizado
Não é fácil se destacar em relação às grandes redes. De acordo com experiências encontradas aqui na empresa, dificilmente um minimercado consegue atrair os clientes por conta do valor dos seus produtos.
O setor cresce pela personalização do atendimento, pelo portfólio e pela conveniência. Por isso o empreendedor deve incentivar seus funcionários a tratar os consumidores de maneira personalizada.
3. Relacionamento com a comunidade local
A escolha da localização define toda a estratégia do negócio. Dentro disso, é importante manter uma relação boa e próxima com a comunidade da região onde o seu minimercado está localizado.
Promova ações que aproximem você dos seus possíveis clientes são altamente recomendadas, porque passam uma imagem positiva da empresa.
Um bom exemplo de tática e você convidar uma escola da região para conhecer o seu negócio e mostrar como funcionam os processos dentro da sua empresa.
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Planejamento visual
O planejamento visual de um minimercado deve ser muito bem feito. É muito importante para quem trabalha neste setor. Gente, é de extrema importância que haja comunicação entre a escolha da fachada, do logotipo e das cores, por exemplo.
Também entra no planejamento visual a disposição da loja, que deve seguir uma linha conforme as suas características. Se você vende somente comidas típicas de uma região, o visual deve estar relacionado ao local de origem dos seus produtos, entendeu?
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Limpeza e conservação
Gente, é essencial para qualquer estabelecimento relacionado à alimentação, o cuidado com a limpeza deve ser muito prezados pelo empreendedor. Não basta ter uma equipe de limpeza eficiente, ela também deve tomar cuidado para não atrapalhar o fluxo na loja. O percurso realizado pelo cliente no mercado não pode ter empecilhos, nem deve fazer com que ele se sinta não tão importante para você.
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Capacitação de funcionários
Uma das principais características dos minimercados é que normalmente são estabelecimentos com poucos funcionários. É exatamente por isso que o empreendedor deve primar pela capacitação da equipe. Empresários do setor: é fundamental investir nesses funcionários para que você tenha um time empenhado em fazer o negócio dar certo. Funcionários motivados encantam clientes.
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Atenção às novas tecnologias
Estar atento às inovações tecnológicas pode fazer toda a diferença para o empreendedor. Há tecnologias disponíveis no mercado que já facilitam a vida do empresário, capazes de melhorar a transição de dados do fluxo de caixa, estoque e inventário, além das etiquetas eletrônicas, que agilizam processos e aumentam a produtividade dos funcionários. Outro fator a que o empresário deve ficar atento é em relação às redes sociais. Gente, há uma geração nova muito ligada às mídias sociais. Estar presente nelas pode ser uma forma de atingir esse público e isso pode uma grande sacada de diferencial.
E por último, não poderia faltar:
8.Tenha uma contabilidade com expertise no seu negócio.
Por isso, é extremamente importante que você tenha uma contabilidade parceira, com domínio no negócio que você desenvolve. Uma contabilidade com experiência é aquela que entende do seu ramo, entende das características dos seus produtos e operações, pode te propor um planejamento tributário, para que você não pague mais impostos do que deveria, e que você economize dinheiro utilizando a lei corretamente.
Bom gente, eu fico por aqui, com a esperança que possa ter ajudado no início para que você tenha um negócio de sucesso! E se precisa de uma ajuda, clique no link para falar diretamente com a nossa equipe!