Qual é a importância do Controle Financeiro, para a sua Empresa?
Um país que tem a pretensão de ser grande, tem que, obrigatoriamente, formar seus cidadãos para aprender a gerir sua vida financeira, seja pessoal ou da empresa. Definitivamente, o controle financeiro deve ser um dos principais focos de atenção de uma empresa. No Brasil, aproximadamente 50% dessas empresas fecham as portas antes de completar 4 anos de operação, de acordo com o IBGE.
Para muitos analistas e pesquisadores, falta para o empresário brasileiro profissionalismo e planejamento financeiro.
Afinal, qual é o segredo para você ter o controle empresarial do seu negócio?
Embora não exista uma fórmula secreta, é possível melhorar muito a sua gestão financeira, com muitas dicas dicas básicas. Alguns segredos, usados por empresas de sucesso podem ajudar a gestão de qualquer empresa. Um exemplo que eu posso te dar é apostar na automação. Um dos grandes segredos das empresas que conseguem sucesso no campo financeiro é, sem dúvida, a automação. Essa é uma forma de dinamizar todos os processos da sua organização, melhorando também o fluxo de caixa, internamente.
Coim isso, além de garantir a eficiência da execução das tarefas, os gestores também consegue tomar decisões mais tempestivas e precisas. Hoje, existem softwares destinados especificamente o controle financeiros empresariais, mais modernos, que possibilitam acesso de dados nas nuvens e que permite, ainda, ao gestor, o controle em tempo real das informações, a segurança dos dados e entre muitas outras coisas… Certamente, um grande diferencial para as empresas! Foque nos fluxos de caixa, isso é uma outra dica que eu te dou!
Quais são as Ferramentas Essenciais para o Controle Financeiro?
Todo gestor deve fazer uso de sistemas! Utilizando sistema de fluxo de caixa, ele tem uma ferramenta online, como objetivo acompanhar e respeitar as despesas operacionais do negócio. A realidade é que são poucos os que realmente sabem aproveitar ao máximo os benefícios dessa ação. Esse momento, deve ser utilizado também para:
- Fazer projeções;
- Acertar o ciclo do caixa;
As projeções, são realizadas com base no histórico das transações da empresa, somando, é claro, as projeções econômicas de instituições que fazem atuação. É pelo meio do fluxo de caixa, que o gestor consegue fazer o controle do estoque, por exemplo, que contribui para o escoamento mais rápido das mercadorias e o aumento do capital de giro do negócio (dinheiro).
Considerações Finais sobre Controle Financeiro
Por fim, é indispensável que o gestor pense na sua gestão financeira. Infelizmente, muitos empreendedores de Micro e Pequenas Empresas, de pequenos negócios, ignoram a importância desse aspecto da empresa, principalmente por acreditar em se tratar de uma preocupação exclusiva das grandes empresas, que precisam dividir a organização por setores, que precisam operar com sucesso… Acontece que, na verdade, isso é um mito! Até mesmo, em pequenos negócios, precisa pensar em empresa de forma setorizada. Afinal, normalmente essas áreas são terceirizadas. O marketing, por exemplo, precisa de um orçamento específico para o setor. Contabilidade, também não é diferente! É dessa forma que o gestor tem o controle de todos os gastos financeiros, e a manutenção do crescimento do seu negócio.
Então, por isso, empreendedor, aposte no controle financeiro da sua empresa. Eu garanto que você vai, pelo menos, ter o início e respirar o teu sucesso.
E se você gostou desse vídeo, dá um like e se inscreva no nosso canal. A gente tenta ajudar os empreendedores brasileiros, para que tenham o crescimento mais solidificado do seu negócio.
Um abraço.
Att. Cláudia Lolita – Diretora da CLAC Contabilidada – Mestranda em Ciências Contábeis e Bacharel em Direito
Por que o Controle Financeiro é Importante para a sua Empresa? – https://t.co/IZGhmL3aPf pic.twitter.com/57acgtUPs4
— CLAC Contabilidade (@ContadorTere) 17 de janeiro de 2018