5 Dicas para a Legalização De Uma Sociedade De Advogados
Hoje vamos falar para você que é advogado, que se formou, que quer empreender, que deseja legalizar a sua sociedade de advogados. Você que está em busca de novos desafios, que acredita que seja mais adequado abrir um escritório de sociedade de advogados, mas que não sabe por onde começar. Vou apresentar para você algumas dicas de como planejar o início de um novo negócio, com cinco etapas essenciais para o desenvolvimento desse negócio.
Dica 1: Identifique seus pontos fortes e fracos
Antes de começar a pensar no planejamento do seu escritório, seja ele uma sociedade com outros advogados ou uma atuação sozinho, como autônomo, pense nos seus pontos fortes e fracos. Isso quer dizer, conhecer a fundo suas qualidades, pontos de atenção e o que vai influenciar na etapa do planejamento do seu escritório. Digo isso, porque é muito importante que as suas potencialidades e a dos seus sócios sejam complementares, para reduzir as fraquezas existentes. Leve em conta o seus atributos técnicos e os dos seus sócios, assim como:
- Formação Acadêmica;
- especialização;
- experiência profissional;
- domínio em finanças;
- domínio em negociação;
- domínio em marketing;
- aspectos tecnológicos e comportamentais;
- habilidade para lidar com ambiente de pressão;
- expertise em conciliação de conflitos.
Prestar atenção nessas questões é importante, porque no início de um novo negócio as forças e fraquezas dos seus sócios também podem refletir no seu próprio negócio.
Dica 2: Definir os seus objetivos
Depois de definidos os seus pontos fortes e fracos, chegou o momento de delimitar os objetivos do curto, médio e longo prazo do escritório. Para isso, é preciso definir metas alcançáveis e possíveis, levando em conta as habilidades profissionais da sua equipe, incluindo a sua e dos seus sócios.
Dica 3: Conheça seus custos de abrir um escritório de advocacia
Segundo informações do SEBRAE, 27% das empresas no Brasil fecham no seu primeiro ano de vida. Você quer fazer parte dos 73% restantes? Certo! Então, vamos lá! Um dos motivos para esse número astronômico é que muitos empreendedores não conhecem seus custos, tão pouco um projetam suas receitas. Sei que há dificuldade em estabelecer os custos e projeções de receita do escritório, pois também passei por isso. Mas, o empreendedor deve ao menos saber as principais causas envolvidas nas suas atividades. Você tem que saber os custos que tem dentro da sua empresa e alguns exemplos são:
- Impostos;
- aluguéis;
- água;
- luz;
- internet;
- estrutura física;
- anuidade oab
- marketing;
- contador;
- software de gestão;
- computador;
- certificado digital;
- entre outras despesas…
Além disso, é importante que você tenha conhecimento em T.I., pois como você sabe a maioria dos processos da nossa atualidade são eletrônicos. Eu indico que o empreendedor abra seu escritório de advocacia de forma mais enxuta e durante o caminhar do negócio passe a inflar sua estrutura. Uma possibilidade, por exemplo, é utilizar espaço colaborativo, como por exemplo os Coworkers, salas virtuais compartilhadas, que servem para reduzir o custo com a estrutura física.
Dica 4: Estabeleça parcerias
Depois de conhecer suas forças e traçar seus objetivos é interessante buscar pessoas e organizações que possam contribuir com o seu negócio. Você já deve ter ouvido falar né aquela frase famosa que diz “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas quem caminha acompanhado vai mais longe.” No mundo dos negócios essa colaboração faz muito sentido. Junte-se aos melhores parceiros e o seu negócio, com certeza, terá mais sucesso.
Dica 5: Identifique quem são seus clientes
Tão ou mais importante que os itens anteriores que a gente já falou, são os seus clientes.
- Delimitar quem será o seu público-alvo;
- conhecer o que ele busca;
- por quais dificuldades ele passa;
- como é o seu comportamento;
- ter pleno conhecimento sobre o seu cliente.
Não identificar quem são os seus clientes potenciais acarreta em grandes barreiras ao seu negócio. Afinal, é quase impossível traçar uma direção e manter uma divulgação de modo não superficial, sem conhecer bem o seu público. Esse tipo de falha pode, inclusive, contribuir para que você deixe de identificar os problemas com seus clientes e não domine o valor praticado no mercado. Ou, pior ainda, não ofereça um serviço especializado. Por isso, tomando por base suas forças e objetivos, identifique qual é o seu melhor público e foque os esforços do seu negócio em conquistá-lo.
Conhecendo bem a realidade do seu cliente e as dificuldades ele passará, com os problemas que ele possui, fica mais fácil entregar a solução que ele deseja.
Doutor e doutora, por isso, a CLAC Contabilidade é especializada no segmento de advocacia. Faça uma visita no nosso site e inscreva-se no nosso canal.
Um grande abraço.
Att. Cláudia Lolita – Advogada e Contadora, diretora da CLAC Contabilidade.
Vou apresentar para você algumas dicas de como planejar o início de um novo negócio, com cinco etapas essenciais para o desenvolvimento desse negócio.https://t.co/mqpdTGpsI6
— CLAC Contabilidade (@ContadorTere) August 6, 2020