Qual e a essência do cálculo do simples nacional e como se faz isso, afinal?
O simples nacional tem hoje cinco anexos, que são tabelas, e dependendo da atividade da sua empresa você se adequá a uma delas e assim você pode entender como se calcula o seu imposto. Eu não tenho a intenção aqui de te ensinar exatamente como faz isso, e sim de que você entenda a guia do DAS , que e a guia de recolhimento do simples nacional, para quando o seu contador te enviar a guia você tenha uma ideia daquele valor que você tem que pagar, também é importante você saber a carga tributaria da sua empresa, ate mesmo para você poder fazer o custo da sua mercadoria ou do seu serviço.
Como são divididas as Tabelas do Simples Nacional
As tabelas são divididas em :
- uma tabela para a atividade de comércio, que é o anexo I,
- para a atividade de indústria, que é o anexo II,
- e mais três anexos, que são três tabelas para atividades de serviços específicos.
É muito importante que você tenha essas informações em mãos, porque sempre é hora de ajustar e planejar o seu negócio.
Você deve ficar atento a qual anexo a sua atividade esta enquadrada, ou mesmo, temos exemplos que de uma empresa que presta serviços e vende mercadoria, e por isso dependendo da atividade exercida ela poderá ter cada atividade tributada de uma forma.
Te dou o exemplo de uma oficina mecânica, que vende a peça e conserta o veiculo, ou outro exemplo, uma borracharia que vende o pneu e faz balanceamento dos pneus vendidos.
Portanto, fique atento aos cálculos e tabelas e verifique se é ou não vantajoso para sua empresa adotar o Simples Nacional.
Busque o auxílio e a consultoria de um profissional de contabilidade. E então, entendeu como funcionam os anexos do Simples Nacional?
Pois, agora, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem bem informados!
E isso gente, espero que este conteúdo tenha sido de grande valia para você, um grande abraço
Att. Cláudia Lolita – Diretora da CLAC Contabilidade