Se você está começando a estudar sobre investimentos e possibilidades para alocar seu dinheiro, em algum momento pode esbarrar com o dólar.
A moeda americana tem um papel tão importante na economia mundial que ocupa a carteira de muitos investidores.
Mas, antes de sair comprando moeda estrangeira, é importante entender como investir em dólar e quais as opções.
Por que o dólar é tão importante para a economia mundial?
O dólar norte-americano é a referência monetária mundial. Esse papel, que costumava ser ocupado pela libra esterlina, do Reino Unido, tem a ver com a força da economia por trás da moeda e de seu poder de influência sobre os demais países – no caso do dólar, os Estados Unidos.
Ao longo do século 20, a economia norte-americana foi ganhando espaço com o crescimento de sua participação no comércio exterior e o seu fortalecimento após as guerras mundiais na Europa – principalmente depois da segunda guerra. Hoje, ela é a maior economia global.
Isso se reflete no fato de que, por mais que o país passe por crises econômicas – como no período de 2008 ou 2020 –, o dólar continua contando com a confiança internacional.
Além disso, muitas commodities (bens ou produtos comercializados em todo o mundo e que têm valor estratégico, como o petróleo, soja, entre outros) e o próprio ouro são negociadas em dólar.
O que você precisa saber sobre como investir em dólar?
Primeiro, é importante dizer que investir em dólar significa investir em renda variável. Ou seja, não existe garantia de que você vai ter retorno com isso – ao contrário da renda fixa.
Por exemplo: você pode comprar a moeda por um preço e, com o tempo, ela perder valor – causando prejuízo ao seu bolso.
Outro fator importante é que, no Brasil, o valor do dólar varia tanto de acordo com o cenário econômico global quanto com o do próprio país. Isso significa que, mesmo que o dólar esteja desvalorizado lá fora por algum motivo, ele pode estar valorizado em relação ao real – e vice-versa.
Portanto, sim MEI pode ter conta em dólar, mas tem que se ter muito cuidado para a movimentação bancária e cambial não ultrapasse o limite pelo faturamento imposto pela legislação especifica do MEI, ok?