A alta carga tributária do Brasil prejudica muitos negócios. Por isso, é necessário que você aprenda a pagar menos impostos, sem sonegar, é claro. Sabendo disso vamos para a primeira dica.
Conheça agora 5 passos para reduzir os impostos da sua empresa:
Mas antes da leitura, confira nosso canal no YouTube e se inscreva para receber mais conteúdos!
1. Faça um planejamento tributário.
O primeiro passo para que você consiga pagar menos impostos é se programar. Faça um planejamento tributário da sua empresa, já temos até um vídeo sobre planejamento tributário aqui no canal.
E a partir desses dados você conseguirá definir qual é o melhor regime de tributação para o seu negócio, entre o Simples Nacional, Lucro Real e o Lucro Presumido.
2. Considere departamentalizar a empresa.
Outra opção interessante a ser considerada é a departamentalizar a sua empresa. Para isso, repense na sua estrutura empresarial, fazendo uma divisão de cada setor, para que cada um deles seja responsável por sua própria produção. Se você tem um centro automotivo, por exemplo, onde é realizada a venda de automóveis e a manutenção dos veículos, você pode dividi-lo em duas. Uma, no próprio segmento de vendas, e outra no segmento de prestação de serviços. Dessa forma, cada divisão da empresa pode optar pelo regime tributário que se torne mais interessante para ela, o que ajudará a diminuir a sua carga tributária.
3. Esteja atento às recuperações tributárias.
A recuperação tributária consiste na recuperação de impostos e taxas que são pagos indevidamente ao Governo. Por isso, para garantir essa recuperação de tributos, é necessário que a empresa esteja atenta aos créditos a que tem direito. É preciso que você faça um levantamento de todos os tributos pagos indevidamente, corrigindo-os monetariamente. Após esse levantamento, será necessário que você entre com um procedimento administrativo, ou em último caso judicial, para efetivar a recuperação do tributo.
Para conseguir diminuir seus custos com impostos é essencial que você tenha um contador de confiança.
É esse profissional que poderá te ajudar a trazer uma redução de impostos significativa para a sua empresa.
4. Diminua o pró-labore.
Isso interfere no quanto você paga de imposto em sua empresa. Isso porque sobre o valor do pró-labore, há cobrança do Imposto de Renda e da contribuição previdenciária. Então o que fazer neste caso? Bom, ao reduzir o pró-labore, há uma redução de impostos. Isso não significa que você, como proprietário ou sócio, deva ganhar menos.
Basta compensar esse valor aumentando a divisão de lucros. Isso é completamente viável e legal.
E a quinta e última dica para reduzir os impostos da sua empresa é: terceirizar alguns serviços.
Com a terceirização, sua empresa ganha mão de obra especializada para cuidar de serviços que podem ser delegados, como limpeza, transporte, segurança, financeiro ou contabilidade. Assim, além de reduzir as demandas com a gestão de pessoas, a empresa diminui parte das despesas com impostos.
Com isso, você ainda arcará com o recolhimento do INSS e IRRF desse pessoal, porém, não precisará depositar o Fundo de Garantia, 13º salário, e demais direitos, nem se preocupar com o risco de futuros processos trabalhistas.
Bom, essas foram as dicas de hoje, espero que tenha te ajudado, e que você aplique essas dicas na sua empresa. Se precisar de alguma ajuda, entre em contato conosco pelo chat.