Desde novembro de 2020, o Sistema de Pagamentos Instantâneos Interbancários, mais conhecido como PIX, entrou em vigor no Brasil visando facilitar transações financeiras e o gerenciamento de seu dinheiro. Para prevenir as fraudes, o PIX está sendo observado de perto pela Receita Federal do Brasil (RFB).
O Sistema de Pagamentos Instantâneos Interbancários (conhecido como o PIX) é uma nova plataforma de pagamentos lançada pelo Banco Central do Brasil para facilitar as transações financeiras. Ele permite que nós, usuários, possamos fazer pagamentos instantâneos a qualquer hora e em qualquer lugar, usando apenas o aplicativo do nosso banco. Essa forma de transferência é projetada para reduzir o tempo e a complexidade das transações bancárias: ele consegue processar até 2 milhões de pagamentos por segundo, o que é muito superior ao TED e DOC, por exemplo.
Mas como sempre, conforme os avanços tecnológicos que vem para facilitar nossa vida, mas como eles, vêm também os golpistas, que adoram se dar bem às custas dos outros. Por isso, a Receita Federal começou a fiscalizar de forma mais rígida essas transações, mas enfim, como essa fiscalização acontece e como isso muda a minha vida?
Mas como isso pode afetar a minha vida e a da minha empresa? É isso que te explicaremos adiante.
Vamos lá: A Receita Federal está monitorando os usuários através dos “pontos de dados” que possuem acesso a informações bancárias, como contas e transações bancárias. Todos os detalhes das transações, como o valor, o horário e o destinatário, serão armazenados e monitorados pela RFB.
Além disso, a Receita também adotou a verificação de identidade para garantir que apenas usuários autorizados estejam usando o sistema. Por exemplo, para realizar uma transação, o usuário terá que fornecer informações pessoais, como o número do CPF, a data de nascimento e o endereço de correspondência. Estes dados serão conferidos pela RFB para garantir a segurança e impedir fraudes.
A Receita Federal também está aplicando regulamentações econômicas para garantir que as transações sejam realizadas de acordo com as leis do governo brasileiro. Estas regulamentações incluem o cumprimento das normas fiscais, o pagamento de impostos devidos e a realização de auditorias contábeis regulares.
Por isso, você que é empreendedor e faz muitos pagamentos ou recebimentos via PIX, fique atento muito atento a emissão das notas fiscais referentes a esses serviços e produtos, pois caso essa movimentação não for devidamente declarada você poderá ter várias dores de cabeça.
Para mais informações, entre em contato conosco pelo chat.
Ah, e não se esqueça de acessar nosso canal no YouTube e se inscrever: