Atacado e varejo são duas formas de comercialização de produtos, sendo a principal diferença entre elas o público-alvo para qual cada tipo de mercado está destinado. No post de hoje, abordaremos sobre cada uma dessas opções para que você possa decidir qual vale mais a pena para você e o seu negócio!
O que é atacado?
O comércio atacadista caracteriza-se pela comercialização de produtos em larga escala. Em outras palavras, seu objetivo é vender produtos em grandes quantidades. É por isso que seu público-alvo não é o consumidor, mas outras empresas ou revendedores. Ou seja, em geral, o atacado é destinado a pessoas jurídicas.
Como este trabalha com alto volume de compra e venda de produtos, os atacadistas trabalham com preços baixos. Afinal, eles vendem as mercadorias diretamente das fábricas. Apenas para ilustrar, os preços no atacado podem ser 50% mais baixos do que no varejo.
E quanto ao varejo?
O comércio varejista, por outro lado, é uma venda de produtos em pequena escala. Então o seu volume de compra como de venda são menores do que no atacado. O público-alvo do varejista é o consumidor final, isto é, pessoa física.
Com a venda de produtos em mais pequenas quantidades, o preço de cada item acaba sendo superior ao preço de atacado. O cálculo do valor de cada unidade é na média ofertada pelo mercado local.
Sabendo disso, podemos ir para um exemplo de atacado e varejo.
Só para ilustrar, basta pensar no processo de compra e venda de barrinhas de chocolate. O atacadista faz negócios diretamente da fábrica, comprando uma quantidade de barras a um preço mais acessível, justificando o alto volume.
O atacadista, portanto, revende essas barras para outras empresas, mercados, padarias, etc. Essa venda ocorre também em quantidades maiores, esses mercados precisam de estoque moderado.
O consumidor final, que quer comprar uma única barra de chocolate, por exemplo, compra na mercearia pelo preço que ele baseou no preço médio dessa barra na região.
Assim, o consumidor final, que só quer uma barrinha de chocolate, recorre ao comércio varejista, pois no atacado só teria a hipótese de adquirir um pacote fechado com 500 barrinhas de chocolate de uma só vez. O valor por unidade é mais barato, mas as barrinhas não são vendidas por unidade. Após ver esse exemplo você pode ter uma noção do que vale mais a pena para você.
Mas antes de concluir o assunto temos de ver as vantagens e desvantagens de atacado e varejo. Como tudo na vida, temos prós e contras de tudo.
No varejo, a principal vantagem é o desempenho do setor. Afinal, é o principal meio de aquisição de produtos para o consumidor final. Se a estratégia de negócio está bem definida, com tamanho da empresa, público-alvo, qualidade do produto, marketing e gestão financeira estruturados, a geração de receita é certa.
Esse modelo também permite um grande número de clientes e vendas. Além disso, como a venda é direta ao cliente pode ser cobrado um valor maior pelo qual aumenta a margem de lucro do empresário.
Isso significa que para optar por esse modelo econômico é preciso planejar com antecedência e buscar fornecedores.
Além disso, deve escolher um bom ponto de venda, ou criar um digitalmente, e mantê-lo sempre atrativo aos olhos de quem passa por aquele lugar, ou mesmo presente em campanhas de publicidade digitais para aqueles que forem optar pelo e-commerce.
E quanto ao atacado?
No comércio atacadista, uma das principais vantagens é a continuidade das relações comerciais entre a empresa e seus clientes, facilitando as previsões financeiras e aumenta o faturamento.
Além disso, o ticket médio tende a ser alto, pois as transações envolvem um volume maior de mercadorias.
Também não há necessidade de se preocupar com a atratividade do ponto de venda, reduzindo os custos de arquitetura, móveis e marketing, por exemplo. No entanto, como o volume de clientes é menos importante que o varejo, é necessário investir em métodos de retenção de consumidores.
Em resumo, o comércio atacadista e varejista alimentício são opções vantajosas para quem planeja iniciar seu próprio negócio, e isso pode variar conforme o perfil de cada empresário, o produto que ele deseja, do campo de atividade e até do conhecimento de mercado.
Só se lembre de ter uma estratégia de negócio bem definida, público-alvo, produto, marketing e gestão financeira estruturados. Assim não tem como dar errado!
Espero que você tenha gostado desse conteúdo, se tiver mais alguma dúvida deixe no nosso chat e fale diretamente com nossa equipe.
Ah, não se de se inscrever no canal: