Se você é empreendedor da área de comércio em geral, é bem provável que você tenha tido ou ainda tenha problemas com seu controle de estoque, correto? Atuando há mais de 27 anos na área contábil, financeira e consultiva de vários comércios, nós, da CLAC Contabilidade, podemos observar que essa frase é real: ESTOQUE PARADO É DINHEIRO PERDIDO!
Muitos comerciantes focam nas vendas, em promoções, que são importantes, mas esquecem que o estoque merece muita atenção, já que ele é considerado um dos ativos mais valiosos desse tipo de empresa. Então vamos lá! Já sabemos que o controle de estoque é importante, mas como podemos fazer para deixar esse controle mais eficiente?
A primeira dica é: ANTES DE TUDO, PLANEJE-SE!
Um bom plano de controle de estoque possui vários aspectos essenciais. Não basta só comprar um software ERP novo com mil e uma funções. É preciso pensar em formas efetivas para gerenciar seus pedidos, desde a produção ou compra até a venda dos itens. A adoção de um sistema, obviamente, é importantíssimo, mas devem ser levados em consideração aspectos como a integração com seu e-commerce, locais de estocagem, transferência e romaneio, inventário, etc.
DICA 2: CONVERSE COM A SUA CONTABILIDADE
Aqui na CLAC Contabilidade, nós elaboramos com o nosso cliente um fluxo de estoque que permita que ele melhore não só suas vendas, mas também que reduza o seu pagamento de impostos, pois um estoque organizado evita muitos problemas fiscais.
DICA 3: REVISE CUIDADOSAMENTE TODAS AS ENTRADAS
Um ponto-chave da perda de estoque ocorre quando sua empresa recebe inicialmente um item. Então revise atentamente as notas fiscais, as notas de entrada, confronte com os itens físicos e fique atento quanto aos possíveis danos e produtos avariados.
DICA 4: ENCONTRE O EQUILÍBRIO ENTRE OS CUSTOS DE ESTOQUE E OS BENEFÍCIOS DE TER ESTOQUE DISPONÍVEL
O desenvolvimento de um sistema de controle de estoque verdadeiramente eficaz depende de encontrar o equilíbrio certo entre o custo de fazer e armazenar o estoque e evitar faltas.
Conhecer bem o seu negócio e ter ferramentas de gerenciamento que possibilitem calcular e acompanhar o giro de estoque permitirá que você escolha os métodos e técnicas de previsão corretos. Dessa forma, você não ficará com o dinheiro parado em mercadorias e não prejudicará o seu capital de giro nem seu fluxo de caixa.
E POR ÚLTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE: ESCOLHA UM SOFTWARE ESCALÁVEL.
Se você possui uma empresa de pequeno e médio porte, é bem provável que você esteja buscando um sistema que atenda apenas às suas necessidades imediatas, mas entenda, com o passar do tempo, o seu controle de estoque passará a ser ineficaz para responder a uma demanda maior. Para evitar esse tipo de problema, é recomendável adotar soluções baseadas em nuvem, pois, elas podem crescer com os negócios e fornecer as análises necessárias para acompanhar o crescimento das operações.
Os clientes CLAC Contabilidade, possuem sistemas parceiros que podem te ajudar muito nessa missão. Inscreva-se no canal para que a gente consiga alcançar mais empreendedores.