Uma das funções que pode dar mais dor de cabeça na gestão de condomínios é tratar da questão das finanças dos moradores e quando se fala em cobrar a taxa de condominial estipulada na AGOs e manter a transparência das contas é preciso muito cuidado. Discutiremos nesse post, sobre os principais papéis desempenhados pelo conselho fiscal, além de explicar como ele funciona, seus direitos e deveres.
Qual é a função do Conselho Fiscal?
Ele tem a responsabilidade de fiscalizar e acompanhar a execução de normas solicitadas pelos condôminos. O Conselho também tem a função de garantir que os bens do condomínio sejam utilizados conforme as normas estabelecidas.
Vale lembrar que algumas atividades que não são de responsabilidade do conselho, como, por exemplo: aprovar as contas do condomínio, isso é papel da assembleia. O grupo também pode emitir um documento informando se há concordância ou não com as contas apresentadas pela gestão. Ou seja, dando ou não um parecer favorável para a Assembleia.
Quantos as responsabilidades do Conselho Fiscal de um Condomínio estão:
As responsabilidades do conselho fiscal são variadas, entre elas, analisar documentos e relatórios contábeis, identificar eventuais problemas financeiros, verificar os investimentos feitos para os condomínios, formular pareceres para aprovar ou reprovar finanças. Confira outras:
- Assegurar que os valores arrecadados pela gestão são aplicados corretamente;
- Checar balanços da contabilidade condominial;
- Avisar o síndico sobre eventuais irregularidades nas contas;
- Fazer o acompanhamento de orçamentos, contas e documentações da gestão financeira;
- Apoiar a criação da previsão orçamentária;
- Acompanhar o envio mensal da pasta de prestação de contas pela administradora;
- Investigar se as decisões tomadas nas reuniões condominiais estão sendo respeitadas;
- Contratar uma auditoria se houver suspeita de irregularidades (como fraudes);
- Fazer a emissão de pareceres para aprovar ou reprovar a prestação de contas anual;
- Fazer a eleição de um presidente entre os membros do conselho fiscal;
- Em conjunto com o síndico e a administradora, selecionar uma empresa de seguro e uma agência bancária para o condomínio;
- Fazer um acompanhamento geral do trabalho da administradora e do síndico.
Além disso, os membros do conselho fiscal devem também se reunir mensalmente para avaliar a execução dos serviços, discutir novos planos de ação e emitir recomendações que visam melhorar o controle financeiro do condomínio. Se você é síndico ou administrador do condomínio, não deixe de contatar uma empresa de contabilidade para garantir que o conselho fiscal seja montado com competência e que, a gestão financeira, seja realizada da forma correta.
E caso ainda tenha uma dúvida, acesse nosso chat e marque uma consultoria conosco! Teremos o prazer em trazer as melhores soluções para o seu negócio.
Inscreva-se em nosso canal: