O que é o Contribuinte Individual da Previdência Social?
Eu sei que é uma dúvida de muitos empreendedores! Você que está começando, que nunca trabalhou ou que nunca recolheu INSS… Se você tem dúvidas, fique comigo neste vídeo, pois vou explicar para você sobre o contribuinte individual.
Quem pode fazer a Contribuição Individual ao INSS?
- Pessoas que trabalham por conta própria, ou seja, o autônomo;
- Empresários e prestadores de serviço de natureza eventual;
- Profissionais liberais, como: médico, dentista, advogado, arquiteto, engenheiro e técnicos;
Toda essa “gama” de profissionais, que recebem remunerações decorrentes de suas atividades, sejam elas urbanas ou rurais.
Como você paga? Como fazer Contribuições Individuais ao INSS?
Esses profissionais podem se inscrever no sistema de previdência social, que pode ser pública ou privada, recolhendo as suas contribuições, de recursos próprios, estando assim amparados, tanto pelo sistema Previdenciário público, que é o INSS, ou pelo sistema Previdenciário privado, conforme a sua escolha. Mas, você se obriga a cumprir as regras estabelecidas, por tais sistemas, ou plano de previdência. Como você paga e faz esses pagamentos mensais? O pagamento deve ser realizado mensalmente, retirando a guia através do site da Previdência. A CLAC, é claro, pode te ajudar nisso também! Se você entrar em contato com a gente, a gente ajuda!
Quem paga sobre o valor de um salário mínimo, também pode realizar pagamentos trimestrais (mas só quem paga sobre o salário mínimo). Para isso, você deve observar algumas condições, como listadas abaixo, por exemplo:
- Utilizar o código específico de contribuinte trimestral (existe um código especial para isso);
- Estar contribuindo com o valor da remuneração mensal igual ao valor do salário mínimo vigente, multiplicado por 3x;
- Preencher o campo de competência da GPS, obedecendo os trimestres civis.
Quanto ao plano mensal de contribuição, como deve ser feito?
Neste caso, a alíquota é de 20% sobre o salário de contribuição;
- Os recolhimentos efetuados nesse plano servirão para a contagem de tempo e concessão de todos os benefícios previdenciários;
- O valor a ser pago deverá respeitar o valor da alíquota, multiplicada pelo valor do salário mínimo, até o valor da alíquota multiplicada pelo teto Previdenciário.
Acesse o site da previdência, para ver uma tabela de alíquotas e teto previdenciário, que irá te ajudar nessa questão.
Essa é a dica de hoje! Se você gostou desse vídeo, se inscreva no nosso canal, para estar por dentro de muitos assuntos que podem te ajudar.
O que é o Contribuinte Individual da Previdência Social?
Eu sei que é uma dúvida de muitos empreendedores! Você que está começando, ou que nunca trabalhou ou que nunca recolheu INSS, se você tem dúvidas, fique comigo neste vídeo, pois vou explicar para você sobre o contribuinte individual.
Um abraço!
Att. Cláudia Lolita – Diretora da CLAC Contabilidade
Contribuinte Individual da Previdência Social – https://t.co/AOPhRvJpsw pic.twitter.com/HDfgUyPmL5
— CLAC Contabilidade (@ContadorTere) 6 de outubro de 2017