Comprar é uma das mais importantes funções no varejo da moda. O comprador é responsável por adquirir os produtos certos a preços justos e por tê-los nas lojas em tempo de atender as necessidades de seus consumidores.
Nos últimos anos, o varejo de roupas tem desfrutado de um crescimento considerável nas sociedades globais, cada vez mais interligadas e, graças a internet e ao processo de comunicação global, mais veloz, há uma demanda mundial por produtos de moda.
A habilidade do varejista de ter rapidamente o look da moda nas lojas é imperativa.
A moda e as tendências mudam a uma velocidade estonteante e de forma irregular, por isso, o comprador de roupas deve ser capaz de tomar decisões rápidas para se manter à frente do mercado.
Além disso, há uma enorme quantidade burocrática a ser preenchida para que um produto saia da fabrica e seja entregue nas lojas.
Como faço para controlar meu estoque e dar entrada nas minhas compras de produtos de roupas?
A primeira dica, de como montar seu estoque de loja de roupa é básico, mas também essencial para iniciar uma adequada gestão.
Categorização de produtos
Consiste em categorizar os seus produtos, ou seja, separá-los conforme as suas principais características.
De acordo com as suas mercadorias, você pode separar os artigos conforme a indicação de gênero (masculino ou feminino), tamanhos, cores, tecido, tipo de produto (calças, vestidos, camisetas, acessórios etc.) e demais aspectos.
Organização de Produtos
Depois de separados os itens do seu estoque de loja de moda , é a vez de organizá-lo. Assim, você pode armazenar os produtos por ordem de tamanho, por exemplo, contribuindo para a rapidez na hora de procurá-los.
De acordo com as peculiaridades dos seus artigos e do espaço disponível é possível organizar o estoque de diferentes maneiras. O mais importante é que facilite a entrada e saída dos mesmos.
Um dos pontos fundamentais de como organizar um estoque de roupas é registrar todas as entradas e saídas do setor. Esse registro dos itens adquiridos, que entram no estoque, e os vendidos, que saem do estoque, torna viável o controle do estoque.
Compras de Mercadorias
Então vamos às compras, que é o tema principal deste artigo.
Assim, é possível identificar os meses que os clientes buscam mercadorias especificas, quais os produtos mais vendidos, quando a procura por eles cai e até mesmo que artigos só estão pegando pó. Tudo isso ajuda a manter o seu estoque com as quantidades certas de cada item.
Muitos fornecedores emitem suas notas de vendas para as lojas, aonde nas notas fiscais de compra de mercadoria não há a separação na descrição destas notas de tamanhos e cores, por exemplo. Uma boa saída é você implantar o sistema de código de barras, apara controlar estas entradas, ou em caso de não dispuser deste sistema, para ter um estoque controlado, você devera cadastrar manualmente todas as compras de produtos, de acordo com a especificação de cada um, para que facilite a descrição na venda daquele produto.
Estoque e Cadastro de Produtos
Para organizar o seu estoque de roupas com eficiência e permitir que as saídas sejam mais ágeis, a dica é implantar um sistema de código de barras. Dessa maneira, os produtos são etiquetados, contribuindo com a organização, mas também no seu gerenciamento.
Afinal, com esse sistema é possível tornar mais fácil o registro e controle de entradas e saídas do setor, bem como ter um cadastro mais detalhado. Isso, porque, quando o código é passado no leitor, são visíveis mais informações sobre a mercadoria.
Manter o seu cadastro de produtos correto se transformará na base para o sucesso de todas as suas outras operações. Podemos citar, rapidamente, que: recebimento de mercadorias, controle de estoque, setor de compras e, principalmente, as vendas serão afetadas diretamente pelo cadastro de produtos.
Um cadastro de produtos eficiente atua como diferencial competitivo no mercado.
Talvez seja necessário você melhorar sua relação com os fornecedores da sua loja de moda. A fim de organizar seu estoque e poder melhorar a qualidade da entrada de produtos no seu estoque.
Software de Controle e Gestão
Por fim, para montar e organizar um estoque de moda, um software para loja de roupas será um grande aliado. Todas as atividades que devem ser feitas no setor se tornam mais eficientes, quando realizadas a partir desse sistema de automação e gestão comercial. Ele informatiza dados, conecta setores e automatiza procedimentos. Com isso, você consegue controlar o estoque com mais dinamismo e obter inventários completos e atualizados, sempre que necessário.
Existem vários no mercado, como o Sistema de Automação de Moda da Alterdata, que é muito eficaz para controlar seu estoque.
Trabalhar com produtos de moda, onde os fornecedores nem sempre fazem a correta descrição de produtos, de acordo com sua compra, nas notas fiscais emitidas, não é e tarefa nada fácil. Por isso, você devera ter uma organização muito importante, para administrar bem o seu estoque de produtos.
Se gostou desse vídeo/artigo/podcast, inscreva-se no nosso canal.
Um grande abraço.
Mas, afinal como faço para controlar meu estoque e dar entrada nas minhas compras de produtos de moda?
Veja esse vídeo/artigo/podcast e entenda como fazer.https://t.co/K0VZWTrrkK— CLAC Contabilidade (@ContadorTere) May 27, 2020