2023 começou e você já começa a se preocupar com a declaração do Imposto de Renda, né? Não é para menos! Apesar de muitas pessoas, empresas e empreendedores estarem acostumados com a burocracia e o processo de preenchimento, ainda há muitos que não conhecem as práticas e são confusos acerca do assunto.
Mas é por isso que preparamos este conteúdo!
Antes de partirmos para a leitura, se inscreva em nosso canal para receber os nossos conteúdos!
Esteja ciente do prazo para a entrega do Imposto de Renda e compreenda quais são os documentos necessários. Para o ano de 2023, o limite é o dia 30 de abril. Além disso, certifique-se de que possui todos os documentos básicos, como comprovante de renda, de residência, de saúde, de bens e investimentos e muito mais. Para empresas, precisa juntar também os documentos de abertura da empresa e dos sócios.
Quais são as etapas para preencher a declaração do Imposto de Renda?
Bem, uma vez que você possui todos os documentos necessários, é hora de começar a preencher a declaração. Existem basicamente quatro passos para isso:
- Identificar os rendimentos: O primeiro passo é identificar seus rendimentos do ano anterior, ou seja, todos os tipos de ganhos tributáveis que você obteve durante esse período. O contribuinte deve informar na declaração todas as rendas recebidas, como salários, aluguéis, juros e outros.
- Calcular as despesas: É preciso lembrar também de calcular as despesas dedutíveis, como despesas médicas, de saúde ou educação e outros gastos que podem ser abatidos da declaração.
- Abrir o programa da Receita Federal: Existem algumas opções para preencher a declaração, como softwares próprios da Receita Federal ou então através dos programas de Declaração do Imposto de Renda disponibilizados por empresas especializadas em impostos.
- Envio da declaração: Por fim, você precisa enviar a declaração para a Receita Federal e pronto!
Agora que você já sabe como preencher a declaração do Imposto de Renda para o ano de 2023, vamos a algumas dicas importantes que você deve seguir para evitar problemas na declaração:
Dicas importantes para Declaração do Imposto de Renda:
- Tenha organização: A primeira dica é manter-se organizado. Mantenha sempre todos os documentos e informações ordenadamente, para poder acessá-las facilmente e tenha um controle de quais ainda faltam ou quais já possui.
- Cadastre-se na Receita Federal: Este passo é muito importante. A Receita Federal recomenda que todos os contribuintes façam o seu cadastro para poderem gerar as declarações.
- Preencha corretamente as informações: É extremamente importante preencher as informações corretamente e, se for necessário, checar os dados inseridos. Caso haja algum erro, corrija-o e salve duas cópias da declaração, uma para você e outra para enviar à Receita Federal.
- Não esqueça as deduções: É importante lembrar das deduções que podem caber no seu caso, como despesas com médico, dentista, escola, universidade, cursos e outras.
- Não deixe para a última hora: O contribuinte deve se planejar para evitar retrabalhos e erros. Se possível, preencha a declaração com os dados do ano anterior para ter um melhor controle das informações.
- Consulte um contador: É sempre recomendado que um contador fique responsável pela declaração. Com isso, você evitará erros e terá a garantia de que tudo sairá corretamente. Para você ter ideia, o manual de perguntas da Receita Federal somente sobre o assunto Imposto de Renda, tem 288 páginas de um arquivo em folha A4,imagina só quanta informação? Fora aqueles pontos que você nem sabe que você não sabe, não é mesmo?
Se você ainda não se sente confortável para preencher a declaração, não se preocupe!
Entre em contato através do nosso chat e agende uma reunião para esclarecer suas dúvidas e fazer sua declaração do Imposto de Renda.