Olá, empreendedores do ramo de Moda! Eu adoro falar deste assunto… Fica comigo ate o final, que hoje vamos te dar algumas Dicas de Treinamento para Vendedores De Loja De Roupas.
É muito comum, nos dias de hoje, que o treinamento da equipe de vendas não seja colocado como uma prioridade, mesmo sabendo que muitos dos funcionários não possuem experiência e que a receita da sua loja depende da performance deles.
Eu vou te dar um pequeno exemplo: na minha cidade tem uma rede de loja de frutas , legumes muito famosa. Eu sou cliente contumaz dessa loja. Mas ultimamente a gerente de la, vem trocando os produtos quase que dirimente de lugar, de candolas. E o que ela faz ainda, esta trocando os funcionários de setor também.
Gente, O que corre? Você cliente, chega la, muitas vezes com pressa, ne porque hoje em dia a gente esta sempre correndo, vai na gondola que você estava acostumado e o que acontece? O produto não esta mais la.
Você sai procurando pela loja, encontra um funcionário no setor e pergunta pra ele, Marta, aonde eu encontro ervas finas? E a Marta diz, desculpe senhora, estou neste setor hoje e não sei aonde estão as ervas finas…. E você ou desiste ou procura aonde esta o produto muito insatisfeito. Porque ninguém fica satisfeito com esta situação ne gente?
O que ocorre nesta situação? Faltou treinamento na equipe gente!!! Sua equipe precisa ter treinamento Ela precisa conhecer seus produtos minuciosamente.
A falta e treinamento da sua equipe de vendas é um grande erro! Para conseguir resultados melhores devemos instruir e capacitar a ponta.
Por isso, viemos dar algumas dicas de como treinar a sua equipe de vendas para obter resultados incríveis.
Vamos lá?
Gente a sua equipe precisa ter Confiança e Postura
O corpo é o primeiro contato que um cliente tem com o vendedor, e a leitura corporal é primordial para dar o start na venda.
Ficar encostado no balcão e prateleiras ou sentado dentro do provador passam a sensação de desânimo e falta de vontade de trabalhar.
Também é muito importante ter confiança na abordagem com o cliente, mas é sempre bom lembrar que confiança se distingue de ser invasivo. Tenha controle sobre a venda, mas respeite o espaço do cliente.
Gente outra dica a sua equipe precisa ter Atenção e Observação
Para que um vendedor se torne cada vez melhor é extremamente importante que ele observe tanto as pessoas com quem trabalha quanto os compradores.
É a partir da observação de outros vendedores que se cria uma sinergia na loja e um senso de melhoria dentro de cada vendedor, percebendo o que estão fazendo de certo e onde existe espaço para mudanças no seu desempenho na hora de vender. Além de saber pedir ajuda quando for preciso! A gentileza na venda e tudo.
Um bom vendedor também sabe prestar atenção na forma como o cliente está se comportando dentro da loja. Sabe fazer uma boa leitura corporal para satisfazer o comprador e torná-lo um cliente fiel.
Gente, é fundamental que você ao fazer a contratação de sua equipe foque no comportamento desta pessoa, como ela se comporta, faça dinâmicas, e conheça quem você esta contratando.
Outra dica muito importante é : a Disposição e a Proatividade da sua equipe de vendas
Estar à disposição do cliente é uma premissa para quem está vendendo. É muito importante que o vendedor esteja sempre atento para atender, verificar o estoque, levar ao caixa, concluir a compra e, em alguns casos gente , mostrar boa vontade para localizar produtos que talvez estejam disponíveis em outra unidade.
Também é muito importante que o cliente seja fidelizado. Sabe aquilo de anotar número de telefone, data de aniversário e o tamanho que ele veste, ou calça? Esse pequeno ato faz muita diferença nos contatos futuros com este comprador.
É a partir daí que conseguimos criar um relacionamento mais personalizado com o cliente, seja fazendo seu cadastro na loja ou mantendo uma comunicação mais efetiva por mensagens, por exemplo.
Outra dica gente, tenha um Ambiente saudável na sua loja!
Apesar de lojas trabalharem com metas, um ambiente extremamente competitivo e com muita tensão gera um mal-estar entre os funcionários, o que acaba refletindo na hora da venda e o atendimento e sobre a loja em si. Então criar um ambiente saudável e de respeito entre todos que trabalham ali é uma das ações mais importantes para que as vendas da loja corram de vento em popa.
Podemos perceber que trabalhar a gestão da equipe de vendas, treinando e capacitando, além de aumentar exponencialmente os resultados, também leva os clientes a se sentirem confortáveis com a experiência que tiveram na loja, e consequentemente a voltarem a fazer compras com a sua equipe.
Fidelizar a clientela é criar um networking de parceiros que te ajudarão a impulsionar sua marca para terceiros!
Gente quem não gosta de um atendimento de excelência? E vou te dizer homens são fidelizados assim, você sabia?
Agora que você já sabe a importância e como treinar sua equipe, que tal começar a planejar sua próxima promoção?
Bom gente, eu quero ver o seu negocio alavancar e por isso que nossos vídeos são voltados para o desenvolvimento do seu negocio de moda., que com muito carinho falamos destes assuntos para melhorar a sua gestão .
Ficamos por aqui, ate o nosso próximo vídeo!