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    O mundo da moda brasileira

    690 388 Cláudia Lolita
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    O mundo da moda brasileira.

    O mundo da moda brasileira.

    O conceito de moda tem muitas variações, mas em geral se trata de um conjunto de opiniões, modo de se vestir, gostos similares, sempre no coletivo. Lembrando que não se trata apenas do vestuário, mas também de joias, bijuterias, calçados e acessórios.
    O setor da moda é composto por muitos setores que vão do marketing a indústria têxtil. Lembrando ainda, que é sempre bom estar atento(a), porque é um setor que possui mudanças constantes, pois a moda muda a todo instante e por isso precisamos acompanhar esta evolução.

    Temos modalidades da moda, que são exemplos das mudanças da atualidade como:
    • Moda sustentável: ligada principalmente à preservação do meio ambiente (incluindo os animais). Portanto, para seguir nessa indústria é de suma importância se comprometer com o prometido, qualquer atitude oposta será muito prejudicial para a imagem da empresa.
    • Moda Plus Size: especialmente criado para tamanhos acima do 48, para calças, vestidos, shorts e bermudas e tamanho GG em diante para blusas. No caso de camisetas masculinas o tamanho considerado Plus Size é acima do 5, independente se ela possui manga curta ou comprida.

    O setor da moda está em constante crescimento, principalmente através das marcas mais conhecidas nos ramos de vestuário, calçados e acessórios.
    Setores ligados à moda.
    Como foi citado acima, a moda em si se trata de diversos setores, cada um tem uma função mas todos tem a mesma importância. Uma empresa ligada a moda não precisa ser necessariamente uma loja, pode ser um ateliê voltado ao designer de uma peça, uma fábrica de tecido ou pode ser uma facção para a fabricação de uma só peça, ou um aviamento, entre vários outros exemplos.
    Um setor muito importante é do marketing digital, possibilitando o sucesso e o crescimento da marca. Ter uma identidade própria é outra coisa que possui muita importância para o reconhecimento da empresa.

    As tendências mudam rapidamente, os consumidores estão sempre antenados nas redes sociais, que são grandes aliadas para favorecer as vendas.
    O uso da internet também é um forte aliado, as novas tendências se espalham rapidamente pelo mundo geralmente por meio de blogueiras e influencers e logo os consumidores criam interesse no produto, e com isso as empresas começam a aumentar suas vendas, passando a produzir em larga escala que rapidamente é vendida devido à alta procura.
    Por meio da divulgação produzida pelo marketing, este é um grande aliado dos empresários para auxiliar a boa imagem das empresas e de seus produtos. As vendas tendem a ser maiores porque através da divulgação o seu produto se torna conhecido e acaba gerando interesse, levando assim a realização de mais vendas.
    Assim o mesmo se torna necessário para estratégias do aumento das vendas.
    No caso de se possuir uma loja física, o atendimento ao cliente também é algo para dar grande importância, um bom atendimento sempre deixa o cliente satisfeito, e gera uma certa fidelidade até mesmo acaba resultando em uma propaganda “boca a boca”, gerando uma imagem melhor para sua loja.
    A gestão financeira também é extremante importante para um acompanhamento profissionalizado dos resultados da empresa, aumentando assim seus lucros.
    O setor de produção é responsável por cuidar da operação de máquinas, profissionais ligados a esse setor, visam manter e melhorar a qualidade dos produtos e controlar a quantidade de produção. No Brasil praticamente todo insumo necessário para a produção de peças voltadas a moda é produzido no pais, trazendo inúmeros benefícios para os empresários e tornando a produção muito mais rápida.
    “ A gente tem todos os elos da rede produtiva aqui. Desde a produção de algodão, se a gente estiver falando de uma fibra natural, até o mercado consumidor. Poucos países do mundo têm todos esses eles inseridos dentro de uma mesma região”, ressaltou Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX(Associação Brasileira do Varejo Têxtil).

    Por se tratar de um segmento em constante crescimento e repleto de mudanças em leis de importação e exportação é importante estar ligado em todas as possibilidades de aliar seu negócio a associações e aumentar a visibilidade de seus produtos .
    No Brasil temos Associações e Institutos que buscam defender os interesses de empresas de vários segmentos.

    • (Abit) Associação Brasileira da Indústria e de comércio.
    A associação realiza atividades de apoio para o desenvolvimento sustentável de empresas e defende os interesses das mesmas em apoio a Órgãos Governamentais e entidades nacionais e internacionais.
    • (ABEST) Associação Brasileira de Estilistas.
    Fortalece e promove marcas nacionais de design e moda e auxilia o desenvolvimento da moda nacional fora do Brasil.
    • (ABVTEX) Associação Brasileira do Varejo Têxtil.
    Representante das principais empresas nacionais especializadas em varejo com produção em vestuário, acessórios, além de suas linhas cama, mesa e banho.
    • (ABQCT) Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis.
    Composta por técnicos dedicados à química têxtil.
    • (Abramaco) Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos para Confecção.
    Responsável por ajudar as associações da área da têxtil e confecção. Representante de algumas empresas para fabricantes, distribuidores e revendedores das confecções brasileiras.
    • (Abicalçados) Associação Brasileira das Indústrias de Calçados.
    É formada por empresas do ramo dos calçados.
    • (Assintecal) Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos.
    Tem como função ampliar a atuação de empresas que à compõe em todo o Brasil. Se trata de uma empresa sem fins lucrativos.
    • (SMB) Sistema Moda Brasil.
    Promove a articulação público-privada influenciando o desenvolvimento se setores produtivos com relação à moda no Brasil.
    • Instituto By Brasil.
    Responsável por estimular o aumento de competitividade, e também pela melhoria da qualidade e inovação das empresas de couro para calçados e do Sistema Moda Brasil.
    • (Abepem) Associação Brasileira de Estudos e pesquisas em moda.
    Responsável por parcerias institucionais ou acadêmicas com a intenção de promover estudos e pesquisas no setor de moda, por meio de seminários e de congressos.

    • (IN-MOD) Instituto Nacional de Moda e Design.
    Trata-se de uma organização não governamental e sem fins lucrativos. Ten como intuito atuar no mercado interno e externo, trazendo reconhecimento e visibilidade ao mundo da moda.
    Acima foram citados os principais Institutos e Associações ligados ao mundo da moda brasileira, visando lhe fornecedor ferramentas e recursos para ampliar seus horizontes e para você conhecer um pouquinho o mundo da moda. Isso não quer dizer que você tenha que se filiar, ou fazer parte destas instituições. Mas conhecimento é sempre bem vindo quando se quer construir autoridade para seu cliente.

    Conte com a gente, temos sempre um assunto importante para te ajudar no seu crescimento profissional e fica ligado nos nossos artigos.

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    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

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