Previsões para o setor de Coachs para 2020

Previsões para o setor de Coachs para 2020
Previsões para o setor de Coachs para 2020

As atividades voltadas para área de desenvolvimento humano vêm crescendo vertiginosamente. O ser humano busca por algo diferente, para evoluir sempre.
A atividade de coaching se popularizou no Brasil nos últimos anos, porque cada vez mais as pessoas buscam aptidões de melhoria, capacitação, treinamento e aprimoramento de suas competências.
Pense bem, quantos são os desafios do dia a dia? Desafios por todas as áreas, pessoais, profissionais, espirituais, sociais e coletivos. Até quando você vai ser pai ou mãe de primeira viagem, você tem um enorme desafio: os bebês nascem diferentes de décadas atrás. Tudo está e é diferente atualmente.
Sabemos que o ano de 2019 não foi nada fácil para nós os empreendedores… Mas meus caros, vamos ser otimistas, já existem motivos para pensarmos que 2020 possa ser diferente, como: inflação controlada, queda histórica de juros, avanço das reformas, ano de eleições, etc., etc…
Afinal os empreendedores tem algo diferente dos demais, tem um sangue nas veias, não abaixam a cabeça para qualquer obstáculo, pegam e erguem sua espada interior e seguem adiante. E você precisa tirar o melhor proveito do cenário atual e o momento é o de enxergar oportunidades aonde os outros não veem.
Segundo os dados do Internacional Coach Federation (ICF), estes apontam que nos últimos quatro anos, a profissão de coach cresceu mais de 300% no Brasil. A estimativa é que segmento tenha movimentado mais de R$ 50 milhes nos últimos anos, segundo publicação da Revista Exame. Não é surpreendente?
Outra pesquisa realizada pela Consultoria PwC, entre 2009 e 2012, mostra que o número de coachs certificados no Brasil subiu de 310 para 1.100, e isso foi em 2012, pensemos em isso agora? Olhe nas redes sociais, nos sites do Instituto de Coachs do Brasil, olhe ao seu redor, sempre tem um coach perto de você. E a atividade de coach tem várias especialidades, como, Coaching de Carreira, de Coaching de Emagrecimento, Coaching de Sucesso do Cliente, Coaching de Liderança, Coaching de Vendas; Coaching de Performance; Coaching de Equipes; Coaching Empresarial; Coaching de Negócios; Coaching de Empreendimento, dentre outros.
Montar uma empresa de Coaching pode ser um ótimo negócio para 2020, e a principal vantagem é que você pode trabalhar na área que você tem expertise e se identifica, como gestão de pessoas, administração, psicologia, área financeira e muito mais.
No entanto caro Leitor, Para que você possa desenvolver e exercer a profissão de Coaching é necessário acima de tudo, que você goste de pessoas. Sim, o segredo é focar nas pessoas. Faço a seguinte analogia, você deve se preocupar com a qualidade dos ingredientes e não somente com o resultado do prato principal.
Importante, que para atuar nesta profissão você apreenda e se tenha como lema: não julgar, não criar expectativas nos outros, ter autorresponsabilidade, trabalhar a aceitação, e saber ouvir e muito.
É uma profissão de autodesenvolvimento, para desenvolver as competências nas outras pessoas. Você deve ser seu negócio, e sua vitrine.
E o mercado está abarrotado de cursos profissionalizantes, de mentores, de coachs de sucesso, aonde a cada dia você pode melhorar suas habilidades, e depois, quiçá ensinar e preparar outros… É um mercado promissor. Veja Tony Robbins, por exemplo.
Alguns especialistas afirmam que o coach deve ser melhor 0,01% ao dia que passa, não existe feriado, para apreender e evoluir, você deve estar em constante e desafiador crescimento.
Pense comigo, e quem não quer ser melhor a cada dia? Então coach, se essa é a sua praia, tem um oceano azul a sua frente!
É hora de arregaçar as mangas e tirar do papel e do pensamento para lucrar em 2020, com seu próprio negócio, e acima de tudo fazendo aquilo que você ama!! Mãos a obra!! Pra cima.
Por Claudia Lolita Freitas
CEO da CLAC CONTABILIDADE

Chamar no WhatsApp!
Digite aqui sua dúvida...
Atendimento ao vivo