Hoje, você vai entender por que o balancete e o balanço da sua empresa são tão importantes. Balanço patrimonial e balancete são dois importantes relatórios contábeis que costumam gerar dúvidas para os empreendedores, principalmente para aqueles que ainda não contam com suporte especializado, no dia a dia da gestão do seu negócio ou precisam conhecer, detalhadamente, os itens a serem levantados. Então, para te ajudar a entender melhor, o que são esses dois relatórios, vou lhe explicar nesse vídeo, ou se estiver ouvindo o nosso PodCast, vai entender por que.
Afinal, o que é um balancete?
O balancete é um demonstrativo não obrigatório, mas muito relevante, para prevenir possíveis erros de crédito e débito na contabilidade do seu negócio.
A importância do relatório é verificar se o método das partidas dobradas estão sendo observados pela escrituração da empresa, ou seja pela sua empresa contábil, ou pelo seu contador.
Existe um crédito correspondente para cada débito, tomando o saldo devedor igual ao saldo credor. No balancete existe o ativo e o passivo, sendo assim, para cada lançamento que for feito no ativo, deverá existir o passivo correspondente.
Além disso, o balancete é uma ferramenta relevante para quer os gestores possam acompanhar a evolução das suas receitas e as margens de lucros dos seus produtos e o cumprimento das metas financeiras, dados muitos importantes quanto a tomada de decisão, quanto a novas estratégias. É uma forma, inclusive, de monitorar se o seu negócio está indo no rumo certo.
É a partir dos balancetes que são elaborados os demostrativos de resultados de exercício e o balanço patrimonial.
Qual é a periodicidade do Balancete?
Pode ser fechado de forma mensal, quinzenal e às vezes até diário, dependendo da estrutura do seu negócio e do tamanho dele. Contém todos os saldos e contas no período do tempo, sendo de uso interno e estratégico para sua empresa, e por isso não tem caráter obrigatório, mas ele pode ser impresso, editado e alterado, sempre que necessário.
O que é o balanço patrimonial?
Ao contrário do balancete, o balanço patrimonial tem caráter obrigatório, sendo o mais importante das obrigações contábeis de uma empresa, devendo ser elaborado por um profissional especializado, contador, ou uma empresa de contabilidade.
Com o balanço patrimonial, é possível avaliar o desempenho da empresa, ao longo do ano, identificando se houve lucro ou prejuízo.
O resultado apurado no balanço é transferido por destinação prevista, podendo ser dividendos ou lucros a pagar, reservas de lucros ou prejuízos acumulados, além disso, o relatório é considerado, por instituições financeiras, na concessão do crédito, sendo muito importante para os negócios que precisam de financiamento.
Qual é a periodicidade do Balanço Patrimonial?
O balanço deve ser apresentado anualmente, ao término de cada exercício, e permite apurar de forma quantitativa e qualitativa a situação patrimonial e financeira, naquele determinado período.
Como é composto o Balanço Patrimonial?
- Ativo – Ex.: Móveis, maquinários, veículos, estoques, patentes, ações, e entre outros;
- Passivo – Ex.: Contas a pagar, fornecedores, capital da empresa, financiamentos e juros;
- Patrimônio Liquido – É a diferença entre o ativo e o passivo, que mostra se a sua empresa obteve lucro ou prejuízo.
Quem não é obrigado a fazer Balanço Patrimonial?
Estão dispensados da apresentação apenas os Micro Empreendedores Individuais (MEI)
Se você gostou desse vídeo, dá um “like” e ajuda na divulgação. Se estiver acompanhado pelo nosso Podcast, saiba que você também é muito bem-vindo!
Muito obrigada e até a próxima!
Att. Cláudia Lolita – Diretora da CLAC Contabilidade
O que é Balancete e por que é Importante? – https://t.co/XUn87SgKUR pic.twitter.com/vfzAXPcSBe
— CLAC Contabilidade (@ContadorTere) 19 de dezembro de 2017