Qual é a Diferença entre Condomínio Residencial e Associação de Moradores?

Qual é a Diferença entre Condomínio Residencial e Associação de Moradores?

Uma das principais dúvidas que algumas pessoas tem é : Qual a diferença entre condomínio residencial e associação de moradores?
Nossa resposta é muito simples: não há na legislação, de forma expressa, que o condomínio deva ter uma empresa contábil responsável, ate agora. Existem projetos de lei, para esta mudança, em andamento, mas nada ainda aprovado.
Todavia, a administração condominial é obrigada por lei a realizar a prestação de contas para todos os condôminos, conforme previsto no Código Civil brasileiro. O síndico é o único responsável pela prestação de contas aos condôminos, mesmo nos casos em que a administração do condomínio seja terceirizada.
Por não ter a obrigatoriedade legal, isso faz com que em muitos casos sejam elaborados demonstrativos inadequados para a prestação de contas, pelo fato dos mesmos não cumprirem com o seu principal papel: quer seja, permitir aos condôminos conhecerem a real situação:

  • patrimonial;
  • econômica;
  • fiscal;
  • financeira do condomínio.

Condominio
Condomínio

Porem, quando o condomínio opta por ter uma gestão contábil, esta deve obedecer às normas e princípios contábeis que se aplicam a todas as demais entidades sem fins lucrativos e ainda, deve ser observado as regras trabalhistas para seus funcionários. Pois a legislação trabalhista no Brasil é complexa e detalhista.

Importância da empresa contábil para o seu condomínio

Então porque se não há obrigatoriedade o condomínio faria a opção por ter contabilidade?
Essa resposta também é muito simples. Tendo em vista a responsabilidade atribuída pelo Novo Código Civil aos síndicos, é prudente e recomendado que todo condomínio esteja seguro através da contratação de uma empresa de gestão contábil especializada, pois estas empresas tem equipes especializadas, voltadas para gestão segura e dentro das normas e lei do seu condomínio.

Associação De Moradores

Por meio da escrituração contábil regular, toda a documentação que envolva as operações realizadas pelo condomínio serão exigidas e checadas pela Contabilidade, sendo possível assim diminuirmos de forma considerável os riscos de erros e fraudes nos condomínios que envolvam, por exemplo:

  • a falta de pagamento de boletos de fornecedores;
  • ausência de recolhimento de guias de tributos;
  • pagamentos em duplicidades e etc.

Os condomínios que contratam uma empresa de contabilidade, além de se tornarem mais organizados do ponto de vista patrimonial, econômico e financeiro, trazem mais segurança e confiabilidade a todos os envolvidos.
Além disso, aqui na CLAC Contabilidade, nós confeccionamos balancetes que apresentam de forma clara e simples a situação financeira do condomínio.
Agende uma visita conosco. Você vai se surpreender.

Chamar no WhatsApp!
Digite aqui sua dúvida...
Atendimento ao vivo