O que é a restituição de Imposto de Renda?
Nós só temos direito a restituir ou a restituição de alguma coisa ou valor se a gente tiver tido um desembolso antes. Como você quer ter restituição de valor de Imposto de Renda, se você nunca pagou o imposto de renda antes? Mas, afinal, o que é restituição de Imposto de Renda? Como funciona isso? Um dos maiores motivos de alegria, para quem declara Imposto de Renda, é a esperada restituição de Imposto de Renda. Mas, realmente poucos sabem como ele funciona. E para isso, vou explicar agora! Basicamente ele constitui valores que devem ser ressarcidos ao cidadão, após a declaração, quando constatada que já foram pagos valores maiores do que o devidos para Receita Federal.
Eu tenho direito à restituição de Imposto de Renda?
Tem direito à restituição o contribuinte que comprovar que os impostos retidos na fonte foram acima do valor devido na Receita. Ou seja, a restituição é um dinheiro que volta para o seu bolso, quando você pagou a mais para Receita Federal. Existe, ainda, diferentes perfis de pessoas, por exemplo, que mora no exterior, que pode também ter direito a restituição. Não depende de onde você está, ou o que você faz! Depende se você pagou a mais para Receita Federal, e por isso o Governo, através de preenchidos os requisitos legais para restituição, devolve o dinheiro pago a mais para você, por isso é muito importante você procurar um profissional competente para fazer a declaração do Imposto de Renda, pra você.
Mas, existe ainda prioridade na hora de restituir o imposto, levando em consideração a idade do contribuinte e também entrega antecipada da declaração. Por exemplo: quanto mais cedo você entrega, mais cedo você pode ter direito a sua restituição, se você pagou a mais. Normalmente, a restituição é creditado automaticamente na conta do contribuinte, que pode ser poupança, quando essa é informada no momento da declaração. Caso a restituição não ocorra, você deve buscar, no site da Receita Federal, quando o lote corresponder a restituição. Você tem que olhar o processamento da sua declaração, porque ele pode ter ficado retida em malha, por algum problema que ocorrido na sua declaração. Algum erro, uma falta de informação. Fica a dica do vídeo de hoje! Se escreva no nosso canal, que você vai sempre receber um aviso, quando a gente postar um vídeo novo, ok? Até o próximo vídeo! Um abraço!
Cláudia Lolita
Diretora da CLAC Contabilidade – Teresópolis
Saiba se Você tem Direito a Restituição do Imposto de Renda – https://t.co/ZRsqIVCsXJ
— CLAC Contabilidade (@ContadorTere) 8 de setembro de 2017