Hoje vamos falar de um assunto que eu amo, planejamento tributário.
E com certeza sobre tópicos qu você precisa saber.
Em toda gestão contábil deve-se levar em conta o planejamento tributário, que auxilia no momento do pagamento de impostos.
É possível, com essa prática, encontrar formas de reduzir legalmente, licitamente o custo da carga tributária.
Estou enfatizando, sabe por quê? Porque temos como diminuir a tão famigerada carga tributária da nossa empresa, estudando as suas características, e comparando com a legislação tributária, adequando aonde podemos economizar impostos.
As empresas, com auxílio de profissionais devidamente registrados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), devem organizar as finanças, estudar e analisar todos os tipos de tributações que envolvem a empresa, para então encontrar a melhor forma de gerenciar o negócio.
Por isso temos dicas de práticas para empresários que desejam entender melhor a prática:
1 – Escolha do modelo de trabalho no Planejamento Tributário
Quando falamos sobre planejamento tributário, podemos dividir de duas formas: Operacional e estratégica. Na forma operacional, é imposta uma rotina de trabalho com o objetivo de alinhar com a equipe contábil procedimentos para que sejam cumpridas corretamente todas as exigências legais.
No modelo estratégico, deve ser realizado um enquadramento da empresa dentro do regime tributário ideal para o tipo de negócio exercido, ou seja, através do estudo do ramo de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação, clientes (sim clientes, sabe por quê ? Porque dependendo dos seus clientes você não pode mudar o seu regime tributário, por exemplo, pois se for um simples nacional na dá credito, e por isso encarece o produto na saída, e perde competitividade)
2 – Elisão é diferente de Sonegação quando falamos de Planejamento Tributário
Elisão é mais uma forma de nomear o planejamento tributário. A sonegação fiscal ou fraude consiste na utilização de procedimentos que violem diretamente a lei ou o regulamento fiscal. Esse tipo de crime fiscal é dificilmente perdoável, uma vez que ela é flagrante e o contribuinte se opõe conscientemente a lei, e com isso você não esta dentro da lei. Já a Elisão são procedimentos legais, que a lei permite, que é só adequar a cada caso, visando licitamente economizar tributos.
3 – Planejamento Tributário e seus benefícios
A análise de tributos pode reduzir as despesas da empresa. Para alcançar uma competitividade no setor, é importante manter os produtos e serviços oferecidos a custos mais baixos, o que acaba sendo atrapalhado pela alta incidência de impostos e por seus valores.
É importante saber que tentar improvisar ou enganar o Fisco pode acabar atrapalhando os planos de crescimento da sua empresa, uma vez que multas e outras punições podem ser aplicadas.
Por isso, procure um profissional de sua confiança, para que você esteja certo, dentro da lei, e com produtos que tenham preços competitivos. O planejamento tributário pode ter haver, com o regime tributário da sua empresa, na contabilização de despesas, no regime de caixa e competência, ou seja, temos diversas formas licitas legais de ajudar você.
Essa era nossa mensagem de hoje, espero que você tenha gostado e não deixa de se inscrever no nosso canal e deixar nosso like neste vídeo. Ah se tem um caso legal deixa aqui nos comentários.
Um grande abraço