WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento ao vivo
Olá! Vamos falar sobre a sua necessidade?

    A Escrituração Contábil É Obrigatória Para Todas Entidades?

    600 338 Cláudia Lolita
    • 0

     

    A Escrituração Contábil É Obrigatória Para Todas Entidades?

    Você sabe que eu sou formada em ciências contábeis, a pelo menos 26 anos, e desde sempre me perguntam se a escrituração contábil é obrigatória para todas as entidades, inclusive das Micro e Pequenas Empresas. A contabilidade existe desde os primórdios da civilização, e existem várias passadas bíblicas que citam a existência da contabilidade. Vocês sabiam disso? Eu vou gravar um vídeo da sobre essa curiosidade.

    A Escrituração Contábil É Obrigatória Para Todas Entidades? 1Certa vez eu li uma história de um contador, poucos anos atrás, que ele escutou de um colega da área comercial, de uma grande empresa, que seu amigo perguntou para ele assim “empresa de lucro presumido estão desobrigados de fazer e manter a escrituração contábil”. E o contador indagou a razão pela qual aquele amigo estava perguntando isso. Ele me respondeu: “…sabe o que que aconteceu?  Fui ajudar na aprovação de crédito de um novo cliente, onde a aprovação foi negada,  em função de não ter sido entregue pelo cliente o último balanço patrimonial.”

    Ao receber a notícia, o cliente disse: “…estou desobrigado de contabilidade, porque eu sou optante pelo lucro presumido”.

    Afinal, a contabilidade das empresas é obrigatória? Então, a primeira relevância desse tema é para o que serve a contabilidade, afinal é uma ferramenta fundamental no controle do empreendimento. Por meio dela,  é possível extrair uma série de informações importantes para tomada de decisão, para controlar e acompanhar as operações e facilitar o planejamento, como um todo.

    Se procurar um dicionário, para você ter uma ideia, a palavra “contar” vai encontrar três significados. É mensurar algo em números. Comunicar algo para outra pessoa. Contar, no sentido de contar com alguém. Veja só como é amplo o significado de “contar”. Então, gente, a contabilidade possui várias funções. Ela mensura, fornece dados, números relativos a tudo que se passa dentro da organização, comunica, contabiliza e condensa os fatos, ela é confiável, porque além de captar os dados também testa veracidade, para transformar informações. E o objetivo da contabilidade é fornecer informações a respeito do patrimônio da empresa.  E isso é de suma importância no processo de decisão.

    A Escrituração Contábil É Obrigatória Para Todas Entidades? 2Diante disso, provando para vocês que a contabilidade é vital para o seu negócio, eu te pergunto: mas, mesmo assim, a contabilidade é obrigatória? Ela realmente é obrigada a ter nas empresas a contabilidade mensal? Sabe qual é a resposta? Sim! É obrigatória!

    Existe várias leis. Eu posso citar o artigo 1179, do Código Civil. Posso citar a lei 123/2006. A lei das sociedades anônimas. A resolução da CFC 1418/2012. Também a norma técnica ITG 1000. Ou seja, de acordo com várias legislações contábeis, são determinados que a contabilidade é obrigatória. Inclusive, tudo é regulamentado pelo Conselho Federal de contabilidade.

    Se vocês ainda tem dúvida sobre isso, faça um comentário que eu vou ter prazer em responder.  Mas, antes, procura seu contador e fala com ele a respeito disso. E porque eu te falo isso? Porque compete a classe contábil o domínio das regras para elaboração de suas demonstrações financeiras. Você não vai encontrar melhor fonte de consulta, acerca das mutações do patrimônio da sua empresa. Então, peça que ele entregue todos seus balanços patrimoniais e se valha da orientação para interpretá-los.

    Espero, de coração, que eu esteja contribuindo, com a gravação desses vídeos e que esteja falando de assuntos importante para você. Ficou com alguma dúvida? Deixa um comentário, que a gente responde. Se você tiver uma sugestão para um tema de um vídeo, que eu ainda não falei, também deixa um comentário. Tá bom?

    Um grande abraço.

    Att. Cláudia Lolita – CEO da CLAC Contabilidade

     

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link