WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento ao vivo
Olá! Vamos falar sobre a sua necessidade?

    COMO FAZER O CONTROLE FINANCEIRO DA MINHA EMPRESA?

    700 394 Cláudia Lolita
    • 0

    De que forma devo fazer o controle financeiro da minha empresa?

    A saúde financeira da sua empresa é a sobrevivência do seu negocio. Organizar as finanças exige disciplina e pode salvar a empresa da falência. Contas misturadas, desconhecimento de indicadores e falta de capital. Esses são apenas três dos piores problemas que os empreendedores podem ter quando as finanças da empresa não estão bem.

    “O descontrole financeiro é um dos principais fatores de quebra das pequenas empresas”, dizem os especialistas no assunto.
    Mas, nem tudo está perdido, se o empresário resolve colocar as finanças em ordem.  É possível detectar custos altos demais, contas que consomem dinheiro além do que deveriam e até o nível de endividamento alarmante.
    Aconselhamos fazer cenários mensais do que tem para receber e pagar e quando. Assim, ele consegue ver como andam as coisas mês a mês.

    Vamos te passar os quatro passos para começar a organizar as finanças do seu negócio.

    Passo 1 : Tenha disciplina

    Gente, o empreendedor que quer organizar as finanças da empresa precisa ser disciplinado.
    É como emagrecer ou parar de fumar. Sem um acompanhamento diário, o objetivo não é atingido.
    O controle financeiro exige uma disciplina do empreendedor, que nem sempre é alguém acostumado com finanças. Precisa haver um acompanhamento correto e periódico de alguns indicadores que são fundamentais, como faturamento, custo fixo, custo total, lucro nominal, margem de lucro e nível de endividamento.
    Para pequenas empresas, é recomendável que este acompanhamento seja semanal e até diário.

    Passo 2: Separe suas contas

    Um erro comum entre empreendedores é misturar contas pessoais e da empresa. “É preciso separar de forma rigorosa a empresa da vida pessoal. O grande problema de empresas muito pequenas é que família e negócio se confundem”, Outro dia eu fiz um artigo no meu instagram sobre isso, confere la….
    Estabeleça com os sócios os períodos e condições para realizar retiradas para não transferir capital da empresa para o patrimônio pessoal.

    Passo 3. Conheça os prazos

    Conhecer prazos de recebimento e pagamento é o primeiro passo para controlar o fluxo de caixa, grande aliado na hora de controlar as finanças.
    Grande parte dos empreendedores confunde essa questão dos prazos. Tem que ter bem claro o que é longo, médio e curto prazo, Conhecer as dívidas de curto e longo prazo é essencial.

    Passo 4. Use um sistema

    As planilhas ajudam a começar o trabalho, mas um software pode ser essencial para acompanhar o crescimento do negócio.
    Com 50 reais por mês, você consegue comprar a concessão de uso de algum software na nuvem, é barato e vai dar todos esses números se ele de fato usar direito, podemos te indicar um bem legal, entre em contato com a gente.
    Temos vários livros que podem te ensinar e te dar uma luz nesta questão de gerenciamento de finanças da sua empresa.
    Temos alguns por exemplo : Finanças para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros, Contabilidade e Finanças para Não Especialistas e tem muitos outros livros legais no mercado. A literatura sobre esse assunto é vasta, confere na internet…

    Bom gente, espero que você tenha gostado deste vídeo , deste podcast, e se gostou curte a gente nas redes sociais ta bom?
    Beijo de carinho contábil.

    Última Atualização em:

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link