Como um Boa Contabilidade Ajuda a Minha Empresa

    1080 608 Cláudia Lolita
    • 0

     

    Como uma boa contabilidade ajuda a sua empresa

    Manter a contabilidade da sua empresa em dia vai muito além de pagar imposto mensalmente, empreendedor. Um planejamento contábil bem feito, te ajuda na tomada de decisões e  evita muitos riscos desnecessários. Se alguém fizer uma boa pesquisa, perguntando aos proprietários de micro e pequenas empresas, se não fosse um item obrigatório ter o contador, com certeza eles não contratariam esse serviço e, sem dúvida nenhuma, a resposta seria um sonoro NÃO.

    Os empresários não foram formados na base de ensino para saber analisar o balanço e balancete, uma demonstração de resultado e relatórios gerenciais. A consequência disso é inadimplência de impostos e fornecedores, títulos protestados, desconto de cheques e boletos bancários, trocados nos bancos, para antecipar recebimento. Todas essas atitudes demonstrada pelo despreparo do empresário leva o negócio até a fechar as portas.

    contador

    contador

    A contabilidade e a educação financeira, deveriam ser matérias até do básico mundo acadêmico. Porque o país que tem a pretensão de ser grande, obrigatoriamente tem que formar os seus cidadãos para aprender a gerir sua vida financeira e ter capacidade de tomar decisões, através da análise de relatórios gerenciais.

    Para exemplificar, eu vi uma vez uma reportagem, em que os jogadores de basquete dos Estados Unidos faziam faculdade, antes de entrar nos treinos. Para tornar-se jogador de basquete ele faz curso de administração financeira. Tão importante a administração financeira é, que você tem que saber dos valores que você recebe e dos recursos que provém da sua profissão.

    Outro exemplo típico é quando o indivíduo perde o emprego, depois dos 40 anos de idade. O indivíduo se vê forçado a trabalhar por conta própria, saca o seu FGTS e, com o dinheiro,  abre o seu negócio. Porém, ele só sabe fazer atividade fim, a qual ele trabalhou a vida todo. Daí, resolve montar um comércio perto de casa. Ao comprar produtos para revender, não tem conhecimento de como colocar os custos, aquisição, custos fixos, custos variáveis ao produto, para em seguida aplicar o percentual do lucro desejado. Além disso, não tem a mínima noção do que é fluxo de caixa. Então, o fornecedor oferece um desconto para comprar à vista e o empresário acredita ser uma vantagem. Mas, acontece que o consumidor final deseja comprar parcelado no cartão de crédito, e as contas no final do mês não fecham e temos o prejuízo demonstrado no balanço contábil.

    contabilidade

    Por isso, empresário, tome todos os cuidados ao contratar um prestador de serviços de contabilidade. Então, aquele sonoro “não”, que eu te falei, tem que ser um sonoro “sim”,  porque o contador é que vai te ajudar.

    Aqui no nosso escritório, na CLAC, a gente já pegou alguns casos, por exemplo, de empresas com problemas com o fisco, pelo um simples motivo do cliente ter contratado um despachante, para fazer a contabilidade, ao invés de um contador.

    Alguns empresários contratam serviços de acordo com o preço, e isso pode ser a grande armadilha para o seu negócio. Não se pode preocupar apenas com a geração de impostos e as declarações de imposto de renda da empresa, pois existem inúmeras obrigações acessórias a serem cumpridas mensalmente. E na ausência dessa a multa é bem alta e normalmente o fisco tem um prazo de até cinco anos para cobrar as acumulativamente e podem levar uma empresa, de novo, a um rombo financeiro, sem precedentes.

    Quais as vantagens

    A ciência contábil fornece todas as ferramentas necessárias para planejar um negócio, para, antes de qualquer coisa, gerir o seu negócio com eficiência, programar bem o seu fluxo de caixa, calcular a taxa de retorno do seu investimento inicial, programar estratégias de crescimento, com base nos relatórios gerenciais que a gente pode produzir para você.

    Saiba escolher bem o seu profissional contábil, seja ele interno da sua própria empresa ou terceirizado. Trace um plano de negócios e demais estratégias com esse profissional, e assim todos os riscos poderão ser minimizados e provavelmente seu negócio irá prosperar, conforme programado, com a saúde financeira em dia.

    Gostou desse vídeo? Deixa um like e se inscreva no nosso canal, para incentivar a  gente a ajudar mais empreendedores, com novos conteúdos.

    Um abraço!

    Att. Cláudia Lolita – Mestranda em Ciências Contábeis e Bacharel em Direito.

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    1 × 4 =

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link
    WhatsApp chat