WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento ao vivo
Olá! Vamos falar sobre a sua necessidade?

    Contador de Confiança – Dicas de Contabilidade

    1080 608 Cláudia Lolita
    • 0

    Qual é a importância de um contador de confiança?

    Semana passada um cliente me procurou, dizendo que uma outra empresa queria comprar essa empresa do meu cliente. Por quê eu estou dando a dica hoje? Eu quero dizer para que vocês tenham muito cuidado, quando for escolher o seu contador!

    Escolha uma pessoa que seja habilitada, que estude, que esteja adaptada ao mercado, esteja de acordo com a legislação, que seja preparado para te auxiliar, porque quando eu fui analisar documentação dessa empresa, da qual queria comprar a do meu meu cliente, o contrato estava com palavras erradas, estavam inadequadas ao tipo jurídico, ou seja, pessoal, é muito importante que esse profissional, o contador ou contadora, que vai lhe auxiliar nisso, seja uma pessoa da sua confiança. Porque os documentos são públicos e estão lá na internet, para todo mundo olhar.

    Imagina, qualquer pessoa que você nem conhece, olhando o seu contrato social, olhando o seu balanço, olhando o seu CNPJ. Então, gente, cuidado ao escolher o contador! Cuidado ao fazer a promoção do seu negócio! Hoje em dia, com a tecnologia, tudo está na internet, basta entrar no “doutor Google” e você sabe tudo da sua empresa.

    Tudo o que fazemos com cautela e planejamento nos livra de grandes problemas futuros. É importante que o empresário tenha atenção em todos os serviços profissionais contratados de forma terceirizada em sua empresa.
    A contabilidade é um ponto estratégico em qualquer empresa, pois esta trata de fatores de grande importância e complexidade, especialmente com o código tributário brasileiro.
    Mas como uma boa contabilidade pode me livrar de arapucas e armadilhas?

    1. Imposto de renda adequado

    Um dos maiores problemas dos brasileiros hoje, especialmente como pessoa física, é o imposto de renda.

    E a adequação do imposto de renda pessoa física e do imposto de renda pessoa jurídica é um grande desafio para os empresários e para os contadores.

    Isso gera uma diversidade de erros na declaração desse imposto, gerando consequentemente uma chuva de impostos desnecessários e de multas que passam a ser pagas pelo empresário.

    Quando a contabilidade tem domínio total das informações da empresa e das informações do seu cliente enquanto pessoa física, tudo funciona de maneira harmoniosa e o empresário não precisará passar por surpresas desagradáveis com multas e tributos excessivos.

    2. Regime tributário adequado

    Quando o regime tributário escolhido não é o mais adequado para a sua empresa, isso também pode te colocar em maus lençóis.

    Mas por que? Os regimes tributários possuem regras com diferenças entre um e outro, mas com grandes consequências para o financeiro das empresas.

    Isso porque, dependendo das características específicas da sua empresa e das características do regime tributário, você pagará uma carga de tributos diferente, e poderá acabar pagamento em excesso, apenas pela aplicação errada do regime tributário.

    E quando tudo isso acima, é observado planejado e bem feito, isso também caracteriza o resultado uma boa contabilidade, e é outro exemplo de porque uma boa contabilidade de livra de armadilhas.

    3. Pagamentos dentro do prazo

    Uma boa contabilidade é pautada em respeito e compromisso com a atividade do cliente.

    Ou seja, uma boa contabilidade elaborada por um contador de confiança, se manterá compromissada com os prazos de pagamentos e com os prazos de entrega dos documentos contábeis ao seu cliente.

    Isso é muito importante, pois um atraso de documentos contábeis e de pagamentos de tributos para empresa pode acarretar em dispendiosas multas para os clientes, trazendo uma série e transtornos para a empresa.

    4. Gerenciamento adequado de notas fiscais

    Um dos maiores motivos de complicações de pequenas e médias empresas com o sistema fiscal é a gestão inadequada de notas fiscais.

    O contador de confiança orienta o cliente sobre quais as notas fiscais que ele precisa guardar para dar entrada na sua contabilidade , e ainda, deve ter meios e ferramentas digitais para importar as notas fiscais quer de saída, quer de entrada, que hoje em dia são todas eletrônicas, para apuração dos impostos das empresas. e realiza o gerenciamento adequado das notas fiscais, para usá-las adequadamente no momento necessário na contabilidade.

    5. Auditorias conforme legislação

    Com uma boa contabilidade, periodicamente são realizados os procedimentos necessários e exigidos pela legislação para garantir que a empresa cumpra a legislação tributária integralmente, e evitar-se dessa forma uma possível multa, bem como que se possas ser emitida a certidão negativa de débitos para participação de um processo licitatório pela empresa por exemplo.

    Lembrando que as multas tributárias são muito elevadas e podem comprometer de maneira irreversível a sustentabilidade da sua empresa.

    6. Pagamentos adequados a funcionários

    Pagamentos de direitos trabalhistas e pagamentos de impostos relacionados a funcionários é um outro grande problema relacionado a contabilidade quando ela não é realizada da maneira adequada, ou por um contador de confiança e pode te colocar em uma grande arapuca.

    Entretanto, quando sua empresa tem uma boa contabilidade, e você tem um contador de confiança, você fica livre de problemas futuros que podem culminar em processos trabalhistas , problemas de caixa, falta de informações para tomadas de decisões, que podem comprometer o seu fluxo de caixa.

    Logo, observa-se que um contador de confiança pode livrar você de grandes arapucas e te deixar seguro com relação a problemas futuros e surpresas desagradáveis.

    Os resultados são invisíveis mas duradouros e importantes. Conte sempe com seu contador ou sua contadora de confiaça!

    Então, toma cuidado! Vamos escolher bem o seu contador, para que você tenha sucesso e tenha um retorno produtivo dos documentos do seu negócio. Ok? Um abraço!

    Por: Cláudia Lolita, da CLAC Contabilidade

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link