Marcas e Patentes: Qual a diferença?

Quando se trata de proteger a propriedade intelectual, há duas opções primárias disponíveis para as empresas: marcas e patentes. Ambas são métodos para proteger seu negócio e seus produtos de serem copiados por outros. 

A principal diferença entre as duas é que uma marca identifica uma empresa como produtora de um bem ou serviço específico, enquanto uma patente impede qualquer outra pessoa de usar ou reproduzir sua invenção por um período limitado. 

Vamos analisar alguns aspectos mais específicos sobre marcas registradas e patentes e quando você deve usar cada tipo de proteção de propriedade intelectual em seu negócio. 

Vamos lá, o que é uma marca comercial? 

Uma marca é qualquer palavra, nome, símbolo ou desenho que identifica e distingue a origem de um produto ou serviço de outros. A definição legal específica de uma marca também inclui qualquer combinação desses elementos, bem como quaisquer sons que possam servir ao mesmo propósito. 

As marcas registradas são especialmente importantes para as empresas quando se trata de reconhecimento da marca, de fidelidade do cliente e resultado de uma empresa. As empresas usam marcas registradas para proteger seu nome e reputação, assim como sua propriedade intelectual. 

Quando usar as marcas? 

As marcas são úteis para mais do que apenas proteger o nome da marca de sua empresa: podem ser usadas para identificar qualquer coisa, que esteja associada ao seu negócio, incluindo seu logotipo, slogan, embalagem do produto, design do website e até mesmo o esquema de cores usado em seus materiais de marketing. 

As marcas também permitem que você coloque seu selo em sua empresa e se destaque entre a concorrência. 

Lembre-se de que você pode marcar praticamente tudo, desde que não seja muito genérico. Se você estiver tentando marcar um slogan ou um determinado termo, certifique-se de que seria difícil confundi-lo com algo mais. 

Por exemplo.: “Nós Consertamos Computadores Quebrados” poderia ser sua marca registrada, mas “Nós Consertamos” não poderia. 

Afinal, o que é uma patente?

Uma patente é uma forma de PI que lhe dá o direito exclusivo de fazer, usar, vender ou importar uma invenção por um período limitado de tempo. Enquanto as marcas registradas protegem seu nome e logotipo, uma patente protege sua invenção específica. 

As patentes não protegem seu nome comercial ou logotipo, mas sim, os desenhos e as invenções por trás de seus produtos. Isso pode incluir desde um novo software até um método inovador de jardinagem. 

Para ser concedida uma patente, uma invenção deve ser, simultaneamente, nova e útil.

Quando se deve usar uma patente?

Como falei agora há pouco, as patentes são destinadas a invenções, e não a nomes ou a logotipos de empresas. Embora você possa marcar o nome de sua empresa e proteger seu logotipo, uma patente é a melhor opção se você quiser proteger uma invenção que você criou. 

As patentes também são úteis se você estiver preocupado com a possibilidade de alguém tentar roubar sua ideia. Se você patenteou sua invenção, pode tomar medidas legais contra a pessoa que lhe roubou a sua ideia. 

Você sabia que a Coca-Cola nunca patenteou a sua fórmula secreta e apenas optou por segredo comercial?

Se você está planejando solicitar uma patente, certifique-se de que ela cubra sua invenção em detalhes. Você não quer que alguém consiga encontrar uma lacuna em seu pedido e a use contra você. 

Qual das duas devo escolher? 

Embora as marcas e as patentes tenham seu lugar, haverá casos em que uma pode ser uma escolha melhor do que a outra. As marcas são ótimas para fins de branding e marketing, enquanto as patentes são mais adequadas para proteger uma invenção. 

Se você estiver preocupado com o fato de alguém roubar seu logotipo ou nome, uma marca é a melhor opção. Uma vez que você tenha decidido proteger seu negócio com uma marca, você deve decidir que tipo de marca usar. 

Uma marca pode ser uma palavra, um logotipo, um slogan, ou uma combinação dos três. Em termos de logotipos, eles devem ser únicos, fáceis de identificar e úteis para distinguir sua empresa das demais.

Marcas e patentes são métodos de proteção de sua propriedade intelectual. Quando você estiver tentando decidir qual é a melhor opção para seu negócio, primeiro considere o impacto que cada tipo de proteção terá em seus esforços de marketing e de marca. 

A partir daí, você pode decidir, com base em qual opção é a melhor para proteger seu produto ou invenção específica.

Esperamos que esse post tenha te ajudado! E não se esqueça de se inscrever em nosso canal:

 

 

Chamar no WhatsApp!
Digite aqui sua dúvida...
Atendimento ao vivo