O que é Balancete e por que é Importante?

    1080 608 Cláudia Lolita
    • 0

     

    Hoje, você vai entender por que o balancete e o balanço da sua empresa são tão importantes. Balanço patrimonial e balancete são dois importantes relatórios contábeis que costumam gerar dúvidas para os empreendedores, principalmente para aqueles que ainda não contam com suporte especializado,  no dia a dia da gestão do seu negócio ou precisam conhecer, detalhadamente, os itens a serem levantados. Então, para te ajudar a entender melhor, o que são esses dois relatórios, vou lhe explicar nesse vídeo, ou se estiver ouvindo o nosso PodCast, vai entender por que.

    Afinal, o que é um balancete?

    O que é balancete?

    O que é balancete?

    O balancete é um demonstrativo não obrigatório, mas muito relevante, para prevenir possíveis erros de crédito e débito na contabilidade do seu negócio.

    A importância do relatório é verificar se o método das partidas dobradas estão sendo observados pela escrituração da empresa, ou seja pela sua empresa contábil, ou pelo seu contador.

    Existe um crédito correspondente para cada débito, tomando o saldo devedor igual ao saldo credor. No balancete existe o ativo e o passivo, sendo assim, para cada lançamento que for feito no ativo, deverá existir o passivo correspondente.

    Além disso, o balancete é uma ferramenta relevante para quer os gestores possam acompanhar a evolução das suas receitas e as margens de lucros dos seus produtos e o cumprimento das metas financeiras, dados muitos importantes quanto a tomada de decisão, quanto a novas estratégias. É uma forma, inclusive, de monitorar se o seu negócio está indo no rumo certo.

    É a partir dos balancetes que são elaborados os demostrativos de resultados de exercício e o balanço patrimonial.

    Qual é a periodicidade do Balancete?

    Balancete

    Balancete

    Pode ser fechado de forma mensal, quinzenal e às vezes até diário, dependendo da estrutura do seu negócio e do tamanho dele. Contém todos os saldos e contas no período do tempo, sendo de uso interno e estratégico para sua empresa, e por isso não tem caráter obrigatório, mas ele pode ser impresso, editado e alterado, sempre que necessário.

    O que é o balanço patrimonial?

    Balanço patrimonial

    Balanço patrimonial

    Ao contrário do balancete, o balanço patrimonial tem caráter obrigatório, sendo o mais importante das obrigações contábeis de uma empresa, devendo ser elaborado por um profissional especializado, contador, ou uma empresa de contabilidade.

    Com o balanço patrimonial, é possível avaliar o desempenho da empresa, ao longo do ano, identificando se houve lucro ou prejuízo.

    O resultado apurado no balanço é transferido por destinação prevista, podendo ser dividendos ou lucros a pagar, reservas de lucros ou prejuízos acumulados, além disso, o relatório é considerado, por instituições financeiras, na concessão do crédito, sendo muito importante para os negócios que precisam de financiamento.

    Qual é a periodicidade do Balanço Patrimonial?

    O balanço deve ser apresentado anualmente, ao término de cada exercício, e permite apurar de forma quantitativa e qualitativa a situação patrimonial e financeira, naquele determinado período.

    Como é composto o Balanço Patrimonial?

    • Ativo –  Ex.: Móveis, maquinários, veículos, estoques, patentes, ações, e entre outros;
    • Passivo – Ex.: Contas a pagar, fornecedores, capital da empresa, financiamentos e juros;
    • Patrimônio Liquido – É a diferença entre o ativo e o passivo, que mostra se a sua empresa obteve lucro ou prejuízo.

    Quem não é obrigado a fazer Balanço Patrimonial?

    Estão dispensados da apresentação apenas os Micro Empreendedores Individuais (MEI)

    Se você gostou desse vídeo, dá um “like” e ajuda na divulgação. Se estiver acompanhado pelo nosso Podcast, saiba que você também é muito bem-vindo!

    Muito obrigada e até a próxima!

    Att. Cláudia Lolita – Diretora da CLAC Contabilidade

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    20 − 10 =

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigato!
    close-link
    WhatsApp chat