WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento ao vivo
Olá! Vamos falar sobre a sua necessidade?

O que é certificado digital e para que serve?

1080 608 Cláudia Lolita
  • 0

O que é Certificado Digital?

Certificado digital é um arquivo eletrônico, que funciona como se fosse uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção as transações eletrônicas e outros serviços, via internet, de maneira que pessoas físicas ou jurídicas se identifique e assine digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.

Hoje a gente vai falar sobre certificação digital. Você tem medo, por exemplo, de acessar sua conta bancária pelo computador? E com a internet, sente-se totalmente seguro, a ponto de enviar informações sigilosas, sobre a sua empresa? Em tempo de tantas fraudes, principalmente com transações Eletrônicas, é comum que a preocupação com a segurança das informações trocadas no ambiente virtual possibilite o acesso de pessoas e muitas facilidades oferecidos pela internet. Por isso, fique sabendo que essa preocupação já existe uma solução e o nome dela é certificação Digital.

Parece até que estou fazendo propaganda da certificação digital, né?  Mas, não é isso! É porque hoje a certificação digital é algo fundamental para sua empresa, e eu vou te explicar o que é isso e porque é ela faz parte do dia a dia das empresas.

A certificação digital, nos dias de hoje, traduz, em termos de segurança, proteger informações trocadas no ambiente virtual. Sua tecnologia foi desenvolvida especificamente para oferecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade das informações eletrônicas. É como se fosse uma carteira de identidade eletrônica, que garante a identidade das partes envolvidas.

Para o que serve o certificado digital?

Certificado digital existe para facilitar sua vida e evitar que você perca tempo fazendo presencialmente muitas coisas que você pode resolver online, assim como: assinar um documento, por exemplo. Tarefas como ir deslocamento até a sua empresa, para você assinar um documento e mandar para o governo, por exemplo, como obrigação acessória… A certificação resolve isso, de maneira muito mais prática e segura!

Atividades como: reconhecimento de firma, entrega de documentos, atividades bancárias, por exemplo, podem ser perfeitamente substituídas por transações online, com garantia de  autenticidade e com proteção das informações trocadas. Isso, porque as principais atividades que podem ser segurados por um certificado digital são:

  • Assinatura e envio de documentos pela internet;
  • Realização de transações bancárias;
  • Envio de declarações da sua empresa;
  • Assinatura de notas fiscais;
  • Conhecimento de transporte eletrônico;
  • Manifestação do destinatário;
  • Login em ambientes virtuais.

Qual  é o principal benefício?

  • Modelo de Leitora de certificado digital

    Modelo de Leitora de certificado digital

  • Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos;
  • Desburocratização dos processos de reconhecimento de firma;
  • Economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet.

Quem precisa de um certificado digital?

Todas as pessoas físicas e jurídicas, que desejam realizar determinadas atividades online, de maneira segura e autenticada. Todavia, o certificado digital não é uma escolha para todas as pessoas. Ela é, para algumas empresas e pessoas, uma exigência!

Empresas que emitem nota fiscal eletrônica, assim como todas escritas no regime tributário do lucro real  e do lucro presumido, são obrigadas a fazer a utilização do certificado digital, para muita das suas operações.

Quais são os tipos de certificados que existem?

e-CPF / e-CNPJ

e-CPF / e-CNPJ

Hoje, nós temos dois tipos:

  • O e-CNPJ: funciona como um CNPJ virtual, para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de filtração fiscal digital e algumas obrigações acessórias;
  • E o e-CPF, que da mesma forma que e-CNPJ,  ele funciona como CPF virtual, utilizado para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos, que exige assinatura digital.

Quais são as principais empresas que emitem Certificado Digital?

Dentre as mais conhecidas, podemos citar:

Sendo que a Certisign assumiu, recentemente, as operações do Boa Vista.

Eu falei para vocês sobre a importância do certificado digital, que é uma coisa muito legal, pois lhe poupa tempo e que te dá segurança nas suas operações online.

Se você tiver ouvindo a gente pelo podcast, fica à vontade! Eu tenho muito prazer de ter você com a gente. Se precisar, entra no nosso site ou visita o nosso canal e se inscreva, porque isso ajuda a gente a ajudar os empreendedores brasileiros, tá bom?!

Um grande abraço!

Cláudia Lolita – Mestranda em Ciências Contábeis, Bacharel em Direito e Diretora da CLAC Contabilidade.

AUTOR

Cláudia Lolita

Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

Todas as histórias por: Cláudia Lolita

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado.