WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento ao vivo
Olá! Vamos falar sobre a sua necessidade?

    O Que É Contrato Intermitente?

    1080 608 Cláudia Lolita

    O Que É Contrato Intermitente?

    O Contrato de Trabalho Intermitente é uma nova modalidade de contratação do trabalhador, expressamente prevista na Lei da Reforma Trabalhista.
    Considera-se como intermitente o Contrato de Trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, em determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto gente para os aeronautas, regidos por legislação própria.

    Mas, então, empreendedores: muito importante a gente destacar que o trabalhador poderá prestar serviços de qualquer natureza a outros tomadores de serviço, que exerçam ou não a mesma atividade econômica, utilizando contrato de trabalho intermitente ou outra modalidade de contrato de trabalho.
    A Medida Provisória 808/2017 havia alterado o art. 452-A da CLT, mas ela perdeu a validade e foi substituída pela a Portaria MTB 349/2018 qu estabeleceu que o contrato de trabalho intermitente deve ser celebrado por escrito e registrado na carteira de trabalho do trabalhador , ainda gente que previsto acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva, bem como deveria constar:

    • – identificação, assinatura e domicílio ou sede das partes;
    • – valor da hora ou do dia de trabalho, MAS ATENÇÃO: não poderá ser inferior ao valor horário ou diário do salário mínimo, assegurada a remuneração do trabalho noturno superior à do diurno; e
    • – o local e o prazo para o pagamento da remuneração.

    Atenção de novo : O empregador deverá convocar o empregado com pelo menos 3 dias de antecedência.
    E por causa da perda da validade da MP 808/2017, recebida a convocação, o empregado terá o prazo de um dia útil, para responder ao chamado, presumida, no silêncio, a recusa.
    Outra observação : o período de inatividade não se considera como tempo de serviço à disposição do empregador.
    Gente tem que recolher os impostos ok? A contribuição previdenciária e o FGTS deverão ser recolhidos mensalmente pela empresa nos termos da lei.
    Assim também gente como para os demais empregados, a cada 12 meses trabalhados o empregado tem direito de usufruir, nos 12 meses subsequentes, um mês de férias, período no qual não poderá ser convocado para prestar serviços pelo mesmo empregador.

    E por ultimo outra observação muito importante para você: Nos termos do art. 444 da CLT e da Portaria MTB 349/2018, é facultado às partes convencionar por meio do contrato de trabalho intermitente:

    • I – locais de prestação de serviços;
    • II – turnos para os quais o empregado será convocado para prestar serviços;
    • III – formas e instrumentos de convocação e de resposta para a prestação de serviços;
    • IV – formato de reparação recíproca na hipótese de cancelamento de serviços previamente agendados.

    Ok, empreendedores?

    Você sabia que a gente tem no nosso canal um monte de assunto legal e interessante para você? Acessa nosso canal e confere,
    Att. Cláudia Lolita – CEO da CLAC Contabilidade

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    10 − quatro =

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link