O que significa Regime de Competência?

O Regime de competência é um método de registro de lançamentos contábeis, que é realizado no período de competência da receita ou despesa realizada.
Por exemplo, caso uma empresa tenha feito uma despesa no mês de julho, para pagar apenas em setembro, o registro contábil será efetuado em julho, sendo esse o mês de competência da despesa.
O termo regime de competência significa que independente da data do pagamento ou recebimento dos valores monetários, de uma receita ou despesa, a mesma será registrada na data e no mês exato da transação efetuada.

Qual é a função do Regime de Competência?

O Regime de competência tem como principal função organizar as finanças e prever o futuro financeiro da empresa.
O processo permite que as transações financeiras sejam registradas no arquivo contábil, gerando um relatório com informações que permitem a empresa prever os custos que serão necessários, dentro de determinado período, para alcançar as receitas esperadas.
Os relatórios financeiros são gerados sob o método de regime de competência e nos proporcionam importantes informações sobre transações passadas, inclusive sobre as futuras, podendo a empresa prever o que terá que pagar ou receber nos próximos meses.
Ou seja, você já vai ter organizado de quanto você vai precisar nos meses subsequentes para fazer frente ao pagamento das despesas e quanto você ira receber também nos meses subsequentes.
Gente e quais são as Divisões do regime de competência?

Financeiro Da Empresa
Financeiro Da Empresa

 

Tipos

  • Temos a divisão do Registro de receitas: ou seja, o registro das receitas ocorre no período na qual as transações com terceiros foram realizadas, independentemente de o recebimento ter sido efetivado no dia ou em data posterior, sendo assim, o reconhecimento da receita ocorre no dia em que foi firmado um contrato ou forte comprometimento em relação à compra ou contratação do serviço.
  • E temos ainda o registro de despesas:  as despesas são registradas quando os valores que constam como ativos deixam de existir, podendo ser transferidos para terceiros ou pelo surgimento de um determinado passivo, que não corresponda a qualquer ativo antes registrado, também aparecem no registro no período de competência das mesmas.
  • Temos também o regime de caixa, que eu vou falar em outro vídeo, para não fazer confusão na cabeça de vocês.

Muitas vezes o regime de caixa é utilizado para substituir o regime de competência, mas esse processo é aceito somente em casos tributários, pois faz o reconhecimento das receitas e despesas apenas nas datas em que recebem ou efetuam os pagamentos e outros eventos.
Para os demais processos, a legislação fiscal exige que seja utilizado o regime de competência. Dessa forma todo o órgão de natureza empresarial deve utilizar apenas o regime de competência.
Bom gente, eu sei que esse assunto e bem técnico, mas se não ficou claro, assiste mais uma vez esse vídeo, ate que consiga entender. Você pode visitar nossa empresa agendando uma visita, ou fazer uma visita no nosso site grupocclac.com.br.

Contabilidade
Contabilidade

Bom gente é isso ai, conta com a gente, pois temos sempre um vídeo com assuntos bem legais para você.
Um grande abraço.
Cláudia Lolita – CEO da CLAC Contabilidade

Chamar no WhatsApp!
Digite aqui sua dúvida...
Atendimento ao vivo