WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento ao vivo
Olá! Vamos falar sobre a sua necessidade?

    Precisei de Certidão negativa de débitos fiscais, e não saiu. O que eu faço?

    700 394 Cláudia Lolita
    • 0

    A Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento emitido por qualquer órgão do governo que confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nome dessa pessoa física, jurídica ou mesmo de um bem.

    Para que serve a Certidão Negativa?

    Certidão Negativa De Débitos Fiscais

    Certidão Negativa De Débitos Fiscais

    Depois que se aprende o que é Certidão Negativa, o próximo passo é identificar qual o seu propósito.
    Geralmente as certidões negativas são requeridas em processos de licitação, de concorrência, de cadastro ou homologações perante a fornecedores, bancos, empréstimos, e no caso de uma empresa estar sendo adquirida, são solicitadas todas as certidões em nome dessa empresa e dos seus sócios.

    Como fazemos para emitir uma Certidão Negativa?

    Para obter certidões negativas, hoje, basicamente a solicitação acontece via internet. Cada tipo de certidão tem um caminho específico. Ainda há órgãos em que a solicitação da certidão é requerida presencialmente.
    Basicamente é requerido como dado para emissão das certidões negativas o CNPJ no caso da empresa. E o CPF no caso da pessoa física. As certidões podem ser emitidas de forma gratuita, mas também ainda existem algumas que são pagas.

    Mas e agora, o que pode me impedir de emitir?

    Receita Federal

    Receita Federal

    Pessoal, para se conseguir emitir uma certidão negativa de débitos, é necessário que sua empresa esteja totalmente em dia e regularizada com o governo.

    Não pode estar com pendências de impostos, como DAS, PIS, Cofins, IRPJ, CSLL, entre outros, nem de contribuições previdenciárias e sociais, como FGTS e INSS. Isso dependendo do tipo de certidão e do respectivo órgão.
    Porem em alguns casos uma divergência cadastral, pode impedir a emissão de sua certidão negativa, e por isso tem que estar tudo certo com o cadastro de sua empresas nos órgãos do Governo, quer seja, Receita Federal, no Estado ou no município sede da sua empresa.
    Em alguns casos, é até possível acontecer de conseguir emitir a certidão negativa com algumas pendências, a chamada certidão negativa com efeito positivo.

    Isso quer dizer que a empresa tem a certidão negativa, mas que possui alguma pendência suspensa ou em regularização. Ou seja, você tem débitos de exigibilidade suspensa, por exemplo quando você fez um parcelamentos dos débitos.

    A negativa da emissão da CND, acontece em caso de débitos porque a ideia de quem solicita é justamente verificar se está tudo certo com a empresa.
    Portanto, antes de tentar emitir a certidão negativa, verifique se sua empresa está em dia com o pagamentos dos impostos e o cumprimento das suas respectivas contribuições. Para isso, consulte sua contabilidade.
    Existem vários tipos de certidões, dentre elas a da Receita Federal, da Previdência Social, a Municipal.
    Débitos trabalhistas, Pedido de falência, FGTS, a de concordata e recuperação, a do Tribunal Regional do Trabalho, ou a de processos cíveis criminais ou trabalhistas em andamento.
    Lembrando que as certidões negativas são emitidas com validade que pode variar de acordo com a data e órgão emissor.

    E isso ai, gente! Se você gostou deste vídeo, deixa um like, se inscreva no nosso canal e indique aos seus clientes, amigos, parceiros, e pra todo mundo que você acha legal.
    Um grande abraço.

    Última Atualização em:

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link