WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento ao vivo
Olá! Vamos falar sobre a sua necessidade?

    Precisei de Certidão negativa de débitos fiscais, e não saiu. O que eu faço?

    700 394 Cláudia Lolita
    • 0

    A Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento emitido por qualquer órgão do governo que confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nome dessa pessoa física, jurídica ou mesmo de um bem.

    Para que serve a Certidão Negativa?

    Certidão Negativa De Débitos Fiscais

    Certidão Negativa De Débitos Fiscais

    Depois que se aprende o que é Certidão Negativa, o próximo passo é identificar qual o seu propósito.
    Geralmente as certidões negativas são requeridas em processos de licitação, de concorrência, de cadastro ou homologações perante a fornecedores, bancos, empréstimos, e no caso de uma empresa estar sendo adquirida, são solicitadas todas as certidões em nome dessa empresa e dos seus sócios.

    Como fazemos para emitir uma Certidão Negativa?

    Para obter certidões negativas, hoje, basicamente a solicitação acontece via internet. Cada tipo de certidão tem um caminho específico. Ainda há órgãos em que a solicitação da certidão é requerida presencialmente.
    Basicamente é requerido como dado para emissão das certidões negativas o CNPJ no caso da empresa. E o CPF no caso da pessoa física. As certidões podem ser emitidas de forma gratuita, mas também ainda existem algumas que são pagas.

    Mas e agora, o que pode me impedir de emitir?

    Receita Federal

    Receita Federal

    Pessoal, para se conseguir emitir uma certidão negativa de débitos, é necessário que sua empresa esteja totalmente em dia e regularizada com o governo.

    Não pode estar com pendências de impostos, como DAS, PIS, Cofins, IRPJ, CSLL, entre outros, nem de contribuições previdenciárias e sociais, como FGTS e INSS. Isso dependendo do tipo de certidão e do respectivo órgão.
    Porem em alguns casos uma divergência cadastral, pode impedir a emissão de sua certidão negativa, e por isso tem que estar tudo certo com o cadastro de sua empresas nos órgãos do Governo, quer seja, Receita Federal, no Estado ou no município sede da sua empresa.
    Em alguns casos, é até possível acontecer de conseguir emitir a certidão negativa com algumas pendências, a chamada certidão negativa com efeito positivo.

    Isso quer dizer que a empresa tem a certidão negativa, mas que possui alguma pendência suspensa ou em regularização. Ou seja, você tem débitos de exigibilidade suspensa, por exemplo quando você fez um parcelamentos dos débitos.

    A negativa da emissão da CND, acontece em caso de débitos porque a ideia de quem solicita é justamente verificar se está tudo certo com a empresa.
    Portanto, antes de tentar emitir a certidão negativa, verifique se sua empresa está em dia com o pagamentos dos impostos e o cumprimento das suas respectivas contribuições. Para isso, consulte sua contabilidade.
    Existem vários tipos de certidões, dentre elas a da Receita Federal, da Previdência Social, a Municipal.
    Débitos trabalhistas, Pedido de falência, FGTS, a de concordata e recuperação, a do Tribunal Regional do Trabalho, ou a de processos cíveis criminais ou trabalhistas em andamento.
    Lembrando que as certidões negativas são emitidas com validade que pode variar de acordo com a data e órgão emissor.

    E isso ai, gente! Se você gostou deste vídeo, deixa um like, se inscreva no nosso canal e indique aos seus clientes, amigos, parceiros, e pra todo mundo que você acha legal.
    Um grande abraço.

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link