WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento ao vivo
Olá! Vamos falar sobre a sua necessidade?

    Quais são as atribuições de um contador?

    690 388 Claudia Lolita
    • 0

    Você sabe quais são as atribuições de um contador ?

    Muitas pessoas pensam que contabilidade é gerar guias de tributos, fazer folha de pagamento e só porém isso é só conformidade, as atribuições de um contador vai muito além. Você sabia que a atuação do contador em uma empresa é fundamental para a saúde do negócio? Costumo dizer que eu sou a médica da sua empresa !!! O contador deve estar presente em todas as fases do empreendimento. O papel da contadora vai além da burocracia e envolve diversas responsabilidades.
    Eu sou responsável por atividades cruciais para que a empresa cumpra as legislações, tenha um bom retorno financeiro e cresça sem desperdiçar recursos.

    Papel do contador

    Atribuições do contador

    Vamos então listar as principais atribuições atribuições

    O contador é um profissional indispensável em todo tipo de negócio, independentemente do porte da empresa. responsável por certificar o cumprimento das legislações e controlar a movimentação financeira, verificando o quanto o negócio arrecadou, gastou e lucrou. Também auxilia aos aos empreendedores em tomadas de decisão. Isso porque esse profissional tem capacidade para prestar consultorias para o desenvolvimento e crescimento do negócio;

    Além disso, podemos citar :

    • Abertura de empresas: estruturação do contrato ou estatuto social, a contadora orienta o empreendedor sobre o melhor formato jurídico e regime tributário a ser adotado; organização do setor contábil;
    • Realização de balanços mensais e anuais das contas do negócio, controles financeiros, fluxo de caixa, planejamento; orientação e consultoria para mudanças societárias;
    • No encerramento da empresa: o contador faz a orientação para o encerramento das atividades da empresa, indicando ao empresário as etapas, prazos e exigências necessárias para fechamento do negócio.

    Atualmente, o contador deixou de ocupar um cargo operacional para ocupar uma posição estratégica nas empresas.
    Com os documentos contábeis e os dados sobre os recursos financeiros, patrimoniais e econômicos do negócio em mãos, o contador é capaz de organizá-los e transformá-los em informações valiosas para a tomada de decisão na empresa.
    O contador auxilia o empresário a escolher o melhor caminho para a alcançar os objetivos do negócio.
    Sua visão e conhecimento do empreendimento são importantes para microempresas e até para grandes corporações. Por isso que é um profissional importantíssimo para qualquer negócio.
    É claro gente, que ele também é essencial devido às atividades burocráticas e cruciais que realiza, como pagamento de impostos e tributos.
    Mas é o seu profundo conhecimento dos números da empresa e sua ampla visão de negócio que tornam o contador tão valioso.

    Responsabilidades do contador

    O contador  é responsável perante a sociedade e a classe contábil em quatro áreas: civil, tributária, penal e ética. Isto é, em caso de conduta imprópria ou irregularidades nessas áreas, o contador pode responder pelos danos causados.
    O profissional atua em um campo com riscos, visto que frequentemente enfrenta o dilema: “devo cumprir as leis e normas ou cumprir as solicitações do meu cliente”?
    Contudo, vale ressaltar que o empreendedor não pode jogar todas as responsabilidades contábeis ao contador.
    Afinal, é o empresário que fornece os dados e responde pelos erros contábeis da empresa.
    O ideal é que os dois trabalhem em parceria para a empresa crescer e ambos exercerem a profissão de modo ético e responsável.
    Como você pôde perceber as atribuições e responsabilidades do contador são muitas. Quem opta pela profissão deve exercê-la de modo responsável e ético. É importante seguir à risca todas as orientações e cumprir as legislações de todas as áreas da contabilidade.
    Por isso empreendedor, conte com a ajuda e cobre do seu contador uma atuação eficaz para desenvolvimento do seu negocio. A CLAC pode te ajudar nisso, entre em contato com a gente se você precisar!!
    Esperamos sua visita ou o seu contato.

    Um grande abraço

    AUTOR

    Claudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Claudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link