Qual é o melhor regime tributário?

    1080 608 Cláudia Lolita
    • 0

    Qual é o melhor regime tributário para a empresa?

    Hoje, estamos aqui para tratar de mais um assunto importante para você! A gente vai falar qual é a melhor modalidade tributária para sua empresa?

    Quando o empreendedor se lança no mundo dos negócios, a gente se vê desafiado a tomar uma série de decisões importantes, diariamente:

    • A escolha de um imóvel;
    • A definição das atividades que a empresa vai desenvolver;
    • O seu público-alvo;
    • O tipo de produto;
    • A contratação de funcionário.

    Mas, existem outras decisões, mais burocráticas, que também fazem parte desse processo e podem afetar diretamente a saúde financeira da sua empresa. Afinal, por que saber qual é o melhor tipo de empresa para o seu negócio? Por que isso pode ser tão importante para você?

    O melhor tipo de empresa é o resultado da definição de três variáveis:

    • Formatos jurídicos;
    • Regime tributário;
    • Porte da empresa.
    regimes de tributação

    regimes de tributação

    A correta combinação desses aspectos é essencial, para isso, é muito importante o acompanhamento de um contador. Se a escolha do tipo de empresa não for bem feita, o empresário poderá pagar impostos além do que devido, ou menos do que deveria, independente da situação. O negócio pode até pagar impostos indevidos, e com isso você tem sérios problemas com o FISCO. Não existe uma fórmula pronta para escolher o melhor regime tributário para sua empresa, e assim determinar qual é o melhor tipo para o seu negócio.

    E como a opção para uma modalidade não pode ser mudada a “bel-prazer”, ao longo do ano, o empreendedor não pode fugir do cálculo e deve entender quais são as diferenças entre cada regime.

    A virada do ano é outro item muito importante, porque é sempre especial para as pessoas, mas para as empresas essa data tem um brilho a mais, principalmente no que se refere a escolha do enquadramento tributário, que leva em consideração o sistema de tributação para o próximo exercício fiscal. Para definir o melhor tipo de empresa, e entender o comportamento do mercado, da atuação para o próximo ano fiscal, do histórico da empresa, se houver , o tamanho do negócio, consumidores, entre outras variáveis, são atitudes que ajudam a fazer uma escolha mais apropriada para sua tributação.

    Quais são os 3 tipos de regimes tributários?

    • Simples Nacional;
    • Lucro real;
    • Lucro presumido.
    tributação

    tributação

    A maioria das empresas do país, faz parte desses regimes de tributação, que é o Simples Nacional. Falando sobre o Simples Nacional, a maioria das empresas do país faz parte desses regime. Ele é escolhido para montar o quadro de melhor tipo de empresa, porque o pagamento dos tributos é feito de forma unificada, inclusive encargos previdenciários, que são responsabilidade da empresa. Além de trazer menores alíquotas, esse regime traz mais simplicidade na administração da agenda tributária. Mas, o simples nacional, nem sempre é a melhor opção para sua empresa. Como esse regime de arrecadação de impostos é menos complicado, muitos empresários saem correndo para ter acesso a essa modalidade, e é preciso fazer bem as contas, porque cada ramo de atividade de uma tabela de alíquota específica (são várias tabelas no simples nacional) É indicado para empresas que estão iniciando um negócio, ou para empreendedores que possuem um custo de mais ou menos 40%, em relação a sua folha de pagamento. Em outros casos, é preciso comparar com outros regimes.

    Falando em lucro presumível,  lucro tributável leva como base um percentual sobre o faturamento. A a escolha do lucro presumido é vantajosa, apenas se o lucro real for acima da estimativa, por exemplo: se você, se sua empresa, estima uma determinada taxa de lucro de 8%, e espera obter nos próximos meses, e paga o imposto sobre esse percentual. Se a empresa teve prejuízo, não vale a pena! Mas, se lucrou mais do que o esperado, vale essa escolha.

    No caso IR e contribuição social, o pagamento é feito sob o lucro líquido apurado nessa modalidade.

    Já no lucro real, é obrigatório, em algumas situações, como os impostos incidem sobre o lucro obtido no negócio, se houver lucro a empresa paga o imposto, se houver prejuízo a sua empresa não paga o imposto. A opção por essa modalidade de lucro real  é para empresas com lucro inferior a 32% de receita bruta. O lucro real está diretamente ligado ao faturamento anual e as atividades econômicas que a sua empresa exerce. Nessa opção, o pagamento do imposto de renda e da contribuição social é feito sob o lucro líquido, apurado no balanço patrimonial, cujo o recolhimento pode ser trimestral ou mensal. É preciso ter uma escrituração contábil rigorosa, já que apenas despesas poderão ser utilizados para dedução e compensação.

    Abrir uma empresa nunca foi tão fácil, simples e rápido. Quer saber como? Nós temos a solução! Oferecendo a consultoria, onde através de um passo a passo, simples, identificamos qual é o melhor formato jurídico e tributário para a sua empresa. Entre em contato conosco!

    Se vocês gostaram do vídeo, deixa um like e assine nosso canal!

    Cláudia Lolita – Diretora da CLAC Contabilidade

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    9 − um =

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigato!
    close-link
    WhatsApp chat