Técnicas Contábeis do Ramo de Contabilidade

    1080 608 Cláudia Lolita
    • 0

     

    Técnicas Contábeis do Ramo de Contabilidade

    Hoje nós vamos falar sobre as técnicas contábeis do ramo de contabilidade, dando continuidade a série de vídeos que estou fazendo para os alunos da faculdade.  O que são técnicas contábeis? São procedimentos para que a contabilidade possa cumprir o seu papel. São métodos utilizados para o registro de:

    • Fatos administrativos;
    • Elaboração das demonstrações contábeis;
    • E para a qualidade dos lançamentos.

    Quais são essas técnicas?

    Para o estudo de comparação dos dados contábeis e para saber a realidade financeira da empresa, utiliza-se técnicas contábeis, como a escrituração, que é o onde a gente registra as ocorrências que influenciam a evolução patrimonial e considera-se a ordem cronológica dos acontecimentos. É uma técnica contábil que se baseia nos documentos verídicos e idôneos.

    O método mais utilizado é chamado de método das partidas dobradas, mas existe, também, o método das partidas simples. O método de partidas dobradas, apesar de serem previstos para ser utilizadas em lançamentos contábeis, é comum também serem exigidas em contas de balanço. Então, podemos definir que a função da escrituração e o controle contábil chamado também cientificamente de “controlismo“, ou seja, aquele que se baseia nas contas.

    contabilidade

    contabilidade

    técnicas contábeis

    técnicas contábeis

    Temos as demonstrações contábeis, que é a técnica que resulta em um determinado período dos registro das empresas. Essa técnica tem estar obrigatoriamente divulgada uma vez por ano, onde apresenta-se ao sócio a situação real da empresa. Conforme alguns doutrinadores colocam são diversas técnicas contábeis disponibilizados pela contabilidade e que buscam auxiliar o envolvimento no que refere à gestão de uma empresa comercial, dentre elas estão a escrituração das demonstrações contábeis, a auditoria, análise de balanço e muitos outros…

    É lógico que eu coloco apenas alguns pequenos exemplos, porque os vídeos são curtinhos. Mas, se você quiser que eu fale mais um pouquinho mais sobre determinados assuntos, deixe seu comentário e sugestão, que eu preparo para você.

    Se você gostou desse vídeo/artigo, deixa um like e se inscreva no nosso canal CLAC Contabilidade. É muito importante a sua presença e participação!

    No próximo vídeo, a gente vai falar de Gestão Contábil.

    Um abraço e até lá.

    Att. Cláudia Lolita – Diretora da CLAC Contabilidade

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    dezesseis + 15 =

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link
    WhatsApp chat