WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento ao vivo
Olá! Vamos falar sobre a sua necessidade?

    Três Detalhes Sobre Planejamento Tributário Que Você Precisa Saber

    690 388 Cláudia Lolita
    • 0

    Hoje vamos falar de um assunto que eu amo, planejamento tributário.
    E com certeza sobre tópicos qu você precisa saber.

    Em toda gestão contábil deve-se levar em conta o planejamento tributário, que auxilia no momento do pagamento de impostos.
    É possível, com essa prática, encontrar formas de reduzir legalmente, licitamente o custo da carga tributária.

    Estou enfatizando, sabe por quê? Porque temos como diminuir a tão famigerada carga tributária da nossa empresa, estudando as suas características, e comparando com a legislação tributária, adequando aonde podemos economizar impostos.
    As empresas, com auxílio de profissionais devidamente registrados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), devem organizar as finanças, estudar e analisar todos os tipos de tributações que envolvem a empresa, para então encontrar a melhor forma de gerenciar o negócio.

    Por isso temos dicas de práticas para empresários que desejam entender melhor a prática:

    1 – Escolha do modelo de trabalho

    Quando falamos sobre planejamento tributário, podemos dividir de duas formas: Operacional e estratégica. Na forma operacional, é imposta uma rotina de trabalho com o objetivo de alinhar com a equipe contábil procedimentos para que sejam cumpridas corretamente todas as exigências legais.
    No modelo estratégico, deve ser realizado um enquadramento da empresa dentro do regime tributário ideal para o tipo de negócio exercido, ou seja, através do estudo do ramo de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação, clientes (sim clientes, sabe por quê ? Porque dependendo dos seus clientes você não pode mudar o seu regime tributário, por exemplo, pois se for um simples nacional na dá credito, e por isso encarece o produto na saída, e perde competitividade)

    2 –  Elisão é diferente de Sonegação

    Elisão é mais uma forma de nomear o planejamento tributário. A sonegação fiscal ou fraude consiste na utilização de procedimentos que violem diretamente a lei ou o regulamento fiscal. Esse tipo de crime fiscal é dificilmente perdoável, uma vez que ela é flagrante e o contribuinte se opõe conscientemente a lei, e com isso você não esta dentro da lei. Já a Elisão são procedimentos legais, que a lei permite, que é só adequar a cada caso, visando licitamente economizar tributos.

    3 – Benefícios

    A análise de tributos pode reduzir as despesas da empresa. Para alcançar uma competitividade no setor, é importante manter os produtos e serviços oferecidos a custos mais baixos, o que acaba sendo atrapalhado pela alta incidência de impostos e por seus valores.
    É importante saber que tentar improvisar ou enganar o Fisco pode acabar atrapalhando os planos de crescimento da sua empresa, uma vez que multas e outras punições podem ser aplicadas.
    Por isso, procure um profissional de sua confiança, para que você esteja certo, dentro da lei, e com produtos que tenham preços competitivos. O planejamento tributário pode ter haver, com o regime tributário da sua empresa, na contabilização de despesas, no regime de caixa e competência, ou seja, temos diversas formas licitas legais de ajudar você.

    Essa era nossa mensagem de hoje, espero que você tenha gostado e não deixa de se inscrever no nosso canal e deixar nosso like neste vídeo. Ah se tem um caso legal deixa aqui nos comentários.
    Um grande abraço

    AUTOR

    Cláudia Lolita

    Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios. Youtuber do canal CLAC CONTABILIDADE e do canal Claudia Lolita – Vida & Negócios

    Todas as histórias por: Cláudia Lolita

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.

    Seja o primeiro a saber!
    Assine nossa Newsletter!
    Receba boletins informativos sobre o mundo da contabilidade, para a sua empresa ou negócio.
    Assinar
    Não, obrigado!
    close-link