WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento ao vivo
Olá! Vamos falar sobre a sua necessidade?

Você Compra Mais Do Que Deveria No Seu Negocio De Moda?

isai
  • 0

Hoje, nós vamos falar de um assunto que quase ninguém se da conta da importância dele. Vamos falar de : Você Compra Mais Do Que Deveria No Seu Negocio De Moda?
Um dos grandes desafios do varejo de moda é a gestão de compras. Onde, quando, quanto e de quem comprar são questões muito importantes para os lojistas de moda. E para não errar na gestão das compras é necessário se planejar!

Como fazer Gestão de compras em loja de Roupas?

O planejamento das compras é tão importante quanto vender! É esta gestão que evita que faltem mercadorias para vendas ou que sobrem mercadorias encalhadas.
Isso engloba o conhecimento das tendências e do calendário da moda, que te ajudará a definir quais tipos de peças você deve comprar, deixando essas escolhas mais próximas da sua realidade de vendas para o período. Isso também te ajuda a definir a frequência das compras, que irá variar também, dependendo do seu segmento: fast fashion ou slow fashion.
É logico que, neste artigo não estamos falando de franquias, com produtos específicos. Mas, mesmo assim, você deve escolher seus produtos voltado para seu publico, sempre!
Empreendedores, é uma grande sacada a escolha certa de seus produtos e fornecedores. Para não errar na escolha dos produtos e fornecedores é muito importante você conhecer o histórico de vendas e o preço médio por peça da sua loja, afinal, não conseguimos gerenciar aquilo que não conseguimos medir, não é verdade?

Quais dados de venda devo ter?

  • Qual produto da sua loja tem mais saída? E qual tem menos saída?
  • Qual produto te dá uma margem maior?
  • Qual a média de valor que o cliente da sua loja costuma gastar?
  • Quais marcas tem mais saída?
  • Peças muito caras vendem?
  • E as muito baratas?

Tenham claros esses dados de venda, por tipos de produto e também por marca.
Assim você saberá a prioridade de cada tipo de produto e de cada marca com a qual você trabalha, te ajudando a definir o que comprar e, por consequência o que NÃO comprar.
Isso facilita na hora de escolher entre produtos semelhantes de marcas diferentes e também a ver aqueles produtos que definitivamente não agradam o seu público-alvo.

Produtos Sazonais

Outra sacada importante é em relação a seleção de produtos, por coleção.
Sabe porque? Porque apesar de roupas não serem produtos perecíveis, a moda é! Por esta razão é importante conhecer e acompanhar as tendências, ter conhecimento do calendário da moda e se preparar para as mudanças de coleção, com base nas mudanças de estação.
Como a moda muda bastante, com um calendário mais ou menos semestral, é importante entender quais são as peças-chave do seu estoque, ou seja, aquelas que não estão tão suscetíveis às variações da moda e podem ser usadas em diversas ocasiões. Aquelas peças que são coringas, que vendem em qualquer estação.
Essas são as peças que você pode continuar a vender pelo preço cheio, independente da troca de coleção.
E, também, as peças “fast fashion”, que são tendências rápidas e que te possibilitam apresentar uma “sempre novidade” ao seu cliente. Este modelo te permite um estoque menor, mas te exige compras menos espaçadas e mais pontuais.
Mas, atenção! Esse tipo de peça, caso não seja vendida, dificilmente terá saída a preço cheio após a baixa, a não ser em grandes promoções e liquidações.
É preciso estratégia para comprar
Toda essa análise de produtos, marcas, tendências e comportamentos do seu cliente te ajudam a fazer uma previsão de vendas e a criar uma estratégia para as compras de produtos.
Outro passo importante é acompanhar o movimento da inflação.
Com todos esses dados em mãos é possível analisar os resultados e modificar as estratégias, quando necessário.
Lembre-se, é quase impossível ter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Lembra dessa máxima?
Se sua estratégia estiver dando certo, é importante saber porquê, para manter ou potencializar.
Quais os fatores principais para esse sucesso? Mas, se ela estiver dando errado, é importante também entender quais os principais pontos que precisam ser mudados e agir sobre esses pontos.
Ter um sistema de gestão da loja é essencial para ter essas informações rapidamente para tomada de decisão.
Conhecendo seus pontos fortes, os produtos preferidos pelos seus clientes, suas peças-chave, você saberá também onde seu negócio necessita de mudanças. Tenha uma política de precificação e estabeleça políticas de desconto, avaliando se o produto antigo vai atrapalhar ou não a venda dos novos produtos.
Planejamento e estratégia são as palavras de ordem para não errar nas compras!
Acima de tudo, conheça seu publico e seu negocio a fundo, ta?
Com isso a gente fica por aqui. Não esqueça de se inscrever no nosso canal e de deixar seu comentário.
Um grande abraço.

AUTOR

isai

Contadora graduada há 26 anos, advogada, corretora de imóveis, perita judicial contábil, presidente da Associação dos Contabilistas de Teresópolis, pós-graduada em Ciências Contábeis pela FVG RJ, MBA em Gestão Tributaria, pós-graduada em Pericia Judicial, pós-graduanda em Direito Processual Civil, MBA em Contabilidade Digital, mestranda em Ciências Contábeis pela FUCAPE, especialista em Liderança na Disney e na Missão Internacional de Negócios no Vale do Silício– EUA. Com vasta participação em eventos, palestras e cursos da classe contábil, é fundadora e diretora da CLAC – Claudia Lolita Assessoria Contábil, há 23 anos. É apaixonada pelo empreendedorismo contábil e pelas técnicas e estratégias que a contabilidade pode contribuir no desenvolvimento econômico e de negócios.

Todas as histórias por: isai

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado.